Avaliação ex vivo da coloração da cápsula anterior da lente de cavalos com três concentrações de violeta genciana para treinamento cirúrgico

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar a eficácia de três concentrações de violeta genciana (0,5%, 0,1% e 0,05%) na coloração da cápsula anterior da lente em equinos. Trinta e seis olhos de equinos post-morten foram utilizados. De acordo com a concentração de violeta genciana utilizada, os olhos foram subdivididos em três grupos compostos por 12 olhos cada. A avaliação da eficácia em coloração da cápsula anterior da lente com diferentes concentrações de violeta de genciana foi realizada por meio de um sistema empírico de avaliação da coloração adequada ou inadequada de retalhos capsulares. Com base na avaliação dos examinadores, as concentrações de 0,1% e 0,05% de violeta de genciana permitiram a visualização adequada da cápsula anterior para o treinamento da capsulotomia curvilínea contínua enquanto a concentração de 0,5% produziu uma coloração capsular forte e inadequada. O modelo desenvolvido com violeta genciana, nas concentrações de 0,1% e 0,05%, permitiu a visualização nítida do retalho capsular, o que o torna viável como modelo para treinamento da etapa de capsulotomia curvilínea contínua em cirurgia de catarata em equinos.
Palavras-chave: capsulotomia anterior; corantes vitais; equino; laboratório úmido; treinamento cirúrgico

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-08-28

Como Citar

BETTIO, M.; POERSCH SEIBEL , M.; MATTOS FRANCESCHINI , M. E.; SILVA ROCHA , R.; LIMA BAPTISTA , R.; MARCHIONATTI PIGATTO , A.; TADEU PIGATTO , J. A. Avaliação ex vivo da coloração da cápsula anterior da lente de cavalos com três concentrações de violeta genciana para treinamento cirúrgico. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/76196. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA