Efeito da idade a primeira concepção como critério de seleção em características de crescimento e carcaça em bovinos Nelore

Autores

Resumo

Objetivou-se identificar características indicadoras de precocidade sexual de fácil mensuração e que podem ser registradas em menor idade (idade à primeira concepção - IPC), além de estimar as correlações genéticas dessa característica com aquelas de crescimento e carcaça em bovinos Nelore. A IPC foi considerada a idade em que a fêmea apresentou o primeiro diagnóstico positivo de prenhez. A estimativa dos componentes de (co)variância e dos parâmetros genéticos foi realizada usando modelo animal linear em análises bicaracterísticas. As estimativas de herdabilidade foram moderadas, indicando viabilidade de seleção genética para características de crescimento, carcaça e precocidade sexual. As correlações genéticas obtidas entre o IPC e a idade ao primeiro parto (IPP) foram altas (0,88), indicando a viabilidade do uso de IPC como critério de seleção para parto em idade precoce de novilhas. As estimativas de correlações genéticas entre IPC e IPP com peso aos 120, 210, 365 e 450 dias de idade e características de carcaça foram moderadas e negativas (-0,33 a -0,62). Assim, a seleção genética para animais com IPC e IPP precoces aumentaria o rendimento de carcaça, a deposição de gordura e o peso corporal, embora não afete o peso ao nascer e o ganho de peso diário. Os resultados deste estudo encorajam o uso de IPC em bovinos Nelore, uma vez que esta característica apresentou variabilidade genética em bovinos Nelore, podendo ser utilizada como critério de seleção para melhorar a precocidade sexual. Quando o objetivo de seleção genética é aumentar a precocidade sexual das novilhas, indica-se o uso de IPC como critério, pois a mensuração desta característica ocorre em idade menor IPP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-13

Como Citar

COSTA BRUNES, L.; BALDI, F.; OLIVEIRA E COSTA, M. F.; LOBO, R. B.; BRITO LOPES, F.; MAGNABOSCO, C. U. Efeito da idade a primeira concepção como critério de seleção em características de crescimento e carcaça em bovinos Nelore. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 25, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/75632. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA