Diagnósticos histomorfológico e imunofenotípico de tumores estromais gastrointestinais e outros sarcomas que acometem o intestino de cães
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v24e-75610EResumo
Tendo em vista a semelhança morfológica entre tumores estromais gastrointestinais (GIST) e outros sarcomas do intestino de cães, objetivou-se realizar o diagnóstico histomorfológico e imunoistoquímico desses tumores, associando raça, sexo e idade, localização e invasão tumoral. Foram avaliados 217 casos por histopatologia e incluídos 36 diagnosticados por imuno-histoquímica (24 GIST e 12 outros sarcomas intestinais). Cães sem raça definida foram os mais diagnosticados com GIST, principalmente fêmeas idosas (9,5±2,2 anos); nos demais sarcomas intestinais, mestiços e Dachshunds, machos e fêmeas, foram igualmente acometidos. O ceco foi o mais acometido pelos GISTs, com invasão tumoral das camadas intestinais em todos os casos. O intestino delgado foi o mais acometido pelos demais sarcomas intestinais, com invasão das camadas na maioria desses tumores. GISTs expressaram marcadores como CD117 e DOG-1, ao contrário de outros sarcomas intestinais. O GIST e outros sarcomas intestinais denotaram características histomorfológicas e imunofenotípicas semelhantes à histopatologia, justificando a associação da imuno-histoquímica para o diagnóstico definitivo.
Palavras-chave: CD117; DOG-1; GIST; oncologia veterinária
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).