Infecção multissistêmica por Dipetalonema spp. em um macaco-prego (Sapajus nigritus)

Autores

Resumo

O macaco-prego (Sapajus nigritus) é um dos primatas que compõem a fauna silvestre do Rio Grande do Sul. Assim como outros animais silvestres, os primatas padecem de doenças infecciosas veiculadas por insetos, entre as quais, as filarioses. Este relato apresenta os aspectos anatomopatológicos de uma infecção multissistêmica por Dipetalonema spp. em um macaco-prego, fêmea, adulta, de origem silvestre, resgatado junto a uma rodovia do Norte do Estado do Rio Grande do Sul pelo serviço de policiamento rodoviário e conduzida para atendimento. Na avaliação clínica observaram-se nistagmo e movimentos involuntários da cabeça, estado semi-comatoso, hipertermia (38,7ºC), hipovolemia, múltiplas escoriações e lacerações cutâneas profundas abrangendo camadas musculares. O paciente foi hospitalizado e medicado, mas apresentou piora do quadro clínico, que evoluiu a óbito. Na necropsia, os principais achados foram na cavidade peritoneal, onde observaram-se acúmulo de líquido seroso amarelado, marcada formação de aderências fibrinosas e numerosos parasitas nematódeos livres na cavidade. Histologicamente foram observadas microfilárias no lúmen de vasos sanguíneos do pulmão, fígado, coração, rins, baço, intestinos delgado e grosso, e cérebro. Também foram constatadas peritonite, pneumonia e bronquiolite associadas à nematódeos, danos hepáticos e microgliose cerebral com satelitose, neuronofagia e malácia hemorrágica. Microfilarias e filarídeos adultos foram submetidos à identificação morfométrica e caracterizados como pertencentes ao gênero Dipetalonema. Assim, foi concluído tratar-se de um caso de infecção multissistêmica por Dipetalonema spp.
Palavras-chave: animal silvestre; dipetalonemose; microfilária; parasita; macaco

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelli Westphal Ataíde, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Medica Veterinária, Professora de Clinica e Cirurgia de Animais Silvestres, Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo 

Maria Isabel Botelho Vieira, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Médica Veterinária, Professora de Doenças Parasitárias, Curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo

Adriana Costa da Motta, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Médica Veterinária, Doutora em Patologia Animal, Professora no Curso de Medicina Veterinária e Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação.

Publicado

2023-08-16

Como Citar

DA ROSA PEREIRA, B.; DAVI DOS SANTOS, E.; BIELAK DOS SANTOS, A.; MICHELSON VANZIN, P.; WEBBER KLASER, B.; GATTO, M.; PAVAN FLORES, S.; POLICARPO MACHADO, T.; WESTPHAL ATAÍDE, M.; ISABEL BOTELHO VIEIRA, M.; COSTA DA MOTTA, A. Infecção multissistêmica por Dipetalonema spp. em um macaco-prego (Sapajus nigritus) . Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/75264. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA