Correção Cirúrgica de Desvio Angular Metatársico em uma Potra Puro-sangue Utilizando Ostectomia em Cunha: um relato de caso

Autores

Resumo

O objetivo desse estudo é descrever o procedimento de correção da malformação de desvio angular metatársico, utilizando ostectomia em cunha, em uma potra puro-sangue de 41 dias de idade. Uma malformação metatársica angular de 41.6º foi corrigida com a técnica de ostectomia em cunha, em associação com fixador externo tipo II e resina de metilmetacrilato, no membro pélvico esquerdo. O animal foi submetido à cirurgia sob protocolo de anestesia geral. A potra foi posicionada em decúbito dorsal, com o membro pélvico esquerdo livre para manipulação. Para a realização da ostectomia em cunha, foi utilizada uma serra óssea. Para a instalação das barras do fixador externo, uma furadeira foi utilizada e, para fixá-los, pinos de Kirschner e resina acrílica foram aplicados. Logo após a cirurgia, imagens radiográficas foram obtidas para confirmar a redução total de 32,6º (de 41,6º para 9º) de angulação. Para garantir que o animal se adaptasse ao fixador externo linear e não sobrecarregasse os pinos e barras, foram instituídos cuidados pós-operatórios intensos, com medicações e bandagem de Robert Jones. Não houve complicações no pós-operatório. No dia seguinte à cirurgia, a potra estava em pé, caminhando e sem sinais de dor. Após 180 dias, alcançou total calcificação óssea e os implantes puderam ser removidos em um segundo tempo cirúrgico. A potra demonstrou locomoção adequada, realizando todos os movimentos normais e pôde correr pelo pasto sem dificuldades. Um discreto desvio angular remanescente foi parcialmente corrigido por casqueamento.
Key words: Equino; potro; terceiro metatarso; deformidade angular do membro; ostectomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-22

Como Citar

VILLANOVA JUNIOR, J. A.; MACIEL, M.; LARA, P. A.; CAMARGO ZENI, L.; CAMARGO, C. E.; ACHCAR CAPRIGLIONE , L. G.; MICHELOTTO JUNIOR , P. V. Correção Cirúrgica de Desvio Angular Metatársico em uma Potra Puro-sangue Utilizando Ostectomia em Cunha: um relato de caso. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/75114. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA