Uso de placa de polimetilmetacrilato (pmma) no tratamento de craniosquise associada à meningocele em uma bezerra girolando: relato de caso

Autores

Resumo

A maioria das doenças genéticas acometem animais de raça pura e herdados como genes recessivos. A craniosquise refere-se à disrafia, que acontece na linha média do crânio pelo não fechamento da sínfise craniana, podendo levar a herniação das meninges repletas de líquido cefalorraquidiano (meningocele), onde geralmente existe projeção do tecido meningeal. O diagnóstico é realizado a partir do exame clínico, dados anatomopatológicos característicos e através da realização de exames complementares de imagem. Como solução terapêutica, a abordagem cirúrgica para correção das craniosquises é a única descrita, e é indicada em casos em que o defeito de síntese craniana não permita a protrusão encefálica e exista a ocorrência apenas da meningocele, além da inexistência de sinais graves de alteração neurológica. O artigo relata um caso de uso de placa de polimetilmetacrilato (PMMA) no tratamento de craniosquise associada à meningocele em uma bezerra Girolando. Instituiu-se a abertura cirúrgica da saculação fronto-nasal, permitindo a drenagem de conteúdo líquido total de 488 mL, inspeção e rafia de membrana envoltória. Para recobrimento da abertura óssea fronto-nasal evidenciada, utilizou-se uma placa de polimetilmetacrilato (PMMA), moldada à superfície óssea e ancorada em tecido mole adjacente. Concluiu-se que, apesar do prognóstico desfavorável da enfermidade, a cirurgia de cranioplastia para tratamento de craniosquise associada à meningocele, com a utilização de placa de PMMA, neste caso, obteve resultados satisfatórios em relação a qualidade e manutenção da vida deste animal, avaliando-se em 19 meses pós-operatório.
Palavras-chave: cimento ósseo; defeito congênito; malformação; ruminantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-16

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, N.; ZANZARINI DELFIOL, D. J.; HORR, M.; ELSEN SAUT, J. P.; MOREL NOGUEIRA, G. Uso de placa de polimetilmetacrilato (pmma) no tratamento de craniosquise associada à meningocele em uma bezerra girolando: relato de caso. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/74519. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA