Características de carcaça de caprinos terminados com diferentes níveis de suplementação concentrada e mantidos em caatinga enriquecida com Urochloa trichopus

Autores

Resumo

Objetivou-se avaliar as características de carcaça de caprinos mestiços F1 (Bôer x sem padrão de raça definida) terminados em pastagem de caatinga raleada e enriquecida com capim corrente (Urochloa trichopus Stapf.), submetidos a suplementação. Foram utilizados 24 caprinos mestiços com peso vivo 27,00 ± 3,32 kg. O suplemento foi elaborado de modo a atender as exigências nutricionais para que os animais do maior nível de suplementação obtivessem um ganho de 150 g diário. Para a análise dos dados foi adotado o delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (níveis de suplementação de 0,0%; 0,5%; 1,0% e 1,5% do peso vivo) e seis repetições (animais). Os dados foram submetidos a análises de variância e de regressão. Observou-se que a suplementação proporcionou efeito linear crescente para o peso ao abate, peso de carcaça quente, peso de carcaça fria, peso de corpo vazio, rendimento de carcaça quente e rendimento de carcaça fria; efeito quadrático para o rendimento biológico. A perda de peso por resfriamento não sofreu influência da suplementação. Para os resultados das avaliações subjetivas apenas a conformação sofreu influência da suplementação (P<0,05). Para a morfometria observou-se efeito linear positivo da suplementação para o perímetro do tórax, perímetro da garupa, largura da garupa, largura do tórax. O nível de suplementação proporcionou efeito linear e positivo sobre o peso da maioria dos não componentes comestíveis da carcaça, sendo que para o rendimento não foi observado influência da suplementação para a maioria das variáveis. Conclui-se que o uso crescente de suplementação até o nível de 1,5% do peso vivo para caprinos F1 (Boer x sem padrão de raça definida) mantidos em pastagem de caatinga resulta em maiores pesos e rendimentos de carcaças.
Palavras-chave: Boer, conformação de carcaça; qualidade de carcaça; pasto nativo; suplementação em pastejo

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-02

Como Citar

JEAN FRANCISCO PEREIRA GAMA; JOSÉ MORAIS PEREIRA FILHO; VIEIRA DO NASCIMENTO, G. .; MARCILIO FONTES CEZAR; GONZAGA NETO, S. .; ROSA MARIA DOS SANTOS PESSOA; JOYANNE MIRELLE DE SOUSA FERREIRA; MAIZA ARAÚJO CORDÃO. Características de carcaça de caprinos terminados com diferentes níveis de suplementação concentrada e mantidos em caatinga enriquecida com Urochloa trichopus. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 23, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/71730. Acesso em: 9 dez. 2022.