Fechamento de defeitos em padrão de figura geométrica associado ao emprego de anestesia por tumescência com lidocaína em coelhos (Oryctolagus cuniculus)

Autores

Resumo

O uso da anestesia por tumescência com lidocaína pode proporcionar melhor analgesia transoperatória e pós-operatória, o que seria um benefício em cirurgias reconstrutivas extensas. Entretanto, a lidocaína pode interferir na cicatrização. Diante disso, delineou-se um estudo a fim de avaliar a interferência local da cicatrização de defeitos cutâneos induzidos e fechados em padrão de figura geométrica, associado ao emprego de anestesia por tumescência com lidocaína em coelhos. Ademais, avaliar sua influência em parâmetros cardiorrespiratórios e na analgesia pós-operatória. Foi realizado um estudo com 27 coelhos, separados em três grupos, compreendidos em GC (sem o emprego de tumescência), GS (emprego de tumescência com solução NaCl 0.9%) e GL (emprego de anestesia por tumescência com lidocaína). Não houve diferença estatística em nenhuma etapa do processo cicatricial da ferida entre os grupos, tampouco nas avaliações macroscópicas, e no processo de angiogênese, ou ainda no processo de colagenização e deposição de fibroblastos. Houve diferença significativa na frequência cardíaca (menor no GL) e na respiratória (maior no GC), na pressão arterial média (maior no GL) e na concentração expirada de isoflurano (menor no GL). Não houve diferença significativa entre os grupos no teste de filamentos de von Frey e na Escala Visual Analógica, utilizados para avaliar a analgesia pós-operatória. Conclui-se que anestesia por tumescência com lidocaína não prejudica a regeneração tecidual após a cirurgia. O seu uso oferece benefícios como a diminuição do volume de anestésico inalatório, manutenção do plano anestésico, estabilidade das frequências cardíaca e respiratória, além de menor hipotensão durante o procedimento cirúrgico.
Palavras-chave: Anestésico local; Cirurgia reconstrutiva; Dor; Reparação tecidual

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-03-14

Como Citar

LUÍS SERAFIM , E.; MORAIS PAZZINI , J.; DO CARMO PEREIRA ROCHA, M.; CALAZANS MENESCAL LINHARES, L.; BARBOZA DE NARDI, A. .; MOUTINHO GARTNER , M. de F.; AMORIM , I.; REMA, A.; FARIA, F.; ANDRES RAMIREZ USCATEGUI, R. .; TAVARES DE ALMEIDA, V.; CALPAA, C. A.; GOUVEIA CALAZANS , S. Fechamento de defeitos em padrão de figura geométrica associado ao emprego de anestesia por tumescência com lidocaína em coelhos (Oryctolagus cuniculus). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 23, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/70728. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA