Diferentes métodos de processamento de imagens termográficas para avaliação da temperatura do carpo em bezerros saudáveis
Resumo
Este estudo objetivou comparar três métodos de processamento de imagens termográficas na avaliação da temperatura do carpo de bezerros saudáveis. Adicionalmente, buscou-se avaliar a simetria térmica entre os carpos contralaterais desses bezerros. Foram obtidas imagens termográficas de ambos os carpos de oito bezerros, hígidos, com idade entre 20 e 45 dias e peso médio de 38,65 ± 2,27 kg. As imagens foram analisadas por meio do software GRAYESS® IRT Analyzer 7, que possibilitou a obtenção da temperatura total (Ttot), temperatura da região de interesse (Troi) e temperatura máxima média (Tmax). Não houve diferença entre as temperaturas obtidas pelos métodos Ttot e Troi. O Tmax mostrou temperaturas mais elevadas (p < 0,01) em comparação aos demais métodos. Os três métodos de processamento de imagens apresentaram correlações elevadas e significativas para a temperatura dos carpos direito e esquerdo de bezerros saudáveis, entretanto, o Tmax apresentou maior coeficiente de correlação (r = 0,99), o que sugere maior sensibilidade para identificação de variações térmicas entre os carpos contralaterais. O intervalo de confiança de 99% para a diferença de temperaturas entre os carpos direito e esquerdo (Δd-e) foi de 0,03 a 0,26ºC, o que indica que a variação de temperatura dentro desse intervalo não remete a alteração patológica.
Palavras-chave: articulação; bovino; simetria térmica; termografia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).