ANÁLISE HISTOLÓGICA, HISTOQUÍMICA E ULTRAESTRUTURAL DA MUSCULATURA DORSAL E VENTRAL DO GUARU (Poecilia vivipara BLOCHI & SCHNEIDER, 1801)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.6910Palavras-chave:
histoquímica, musculatura dorsal e ventral, Poecilia vivipara, tipos de fibras musculares estriadas, ultra-estrutura.Resumo
Poecilia vivipara (guaru), peixe neotropical de pequeno porte, eurialino, tem sido usado como biomonitor. Analisou-se a musculatura dorsal e ventral do guaru, a fim de se padronizar metodologias para avaliação da estrutura normal deste tecido, com a perspectiva de que sejam usados em estudos de toxicidade. Para tanto, realizaram-se fixações químicas e físicas, que visaram procedimentos histológicos e histoquímicos de coloração e reação. Os métodos H.E. e TM evidenciaram a organização das FMEE, com feixes musculares epiaxial e hipaxial e conjuntivo associado. O AM marcou as FMEE e facilitou a observação dos sarcômeros com a presença de uma fina faixa corada metacromaticamente. Parte das FMEE foi PAS positiva e amilase reativa, indicando a distribuição de glicogênio entre as fibras. Na presença do SBB, as fibras foram reativas, principalmente na região dorsal, indicando a presença de lipídeos. Na SDH pH 10,5 detectou-se presença de células com citoplasma rico em enzimas mitocondriais. As FMEE coradas com AT apresentaram-se organizadas em faixas transversais alternadas, que correspondem ao padrão visualizado ao MET. O uso destas metodologias permitiu indicar a musculatura do guaru como um instrumento para estudos de variações ambientais, visto que sua estrutura normal é padrão nos teleósteos.PALAVRAS-CHAVES: Fibra muscular, morfologia, peixe neotropical.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-21
Como Citar
SANTOS, A. P. R. dos; FARIA, J. C. N. de M.; SABÓIA-MORAIS, S. M. T. de. ANÁLISE HISTOLÓGICA, HISTOQUÍMICA E ULTRAESTRUTURAL DA MUSCULATURA DORSAL E VENTRAL DO GUARU (Poecilia vivipara BLOCHI & SCHNEIDER, 1801). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 906–913, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.6910. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6910. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).