Digestibilidade e efeitos hematológicos da aflatoxina B1 em equinos
DOI:
https://doi.org/10.5216/1809-6891v22e-63385Resumo
Objetivou-se com essa pesquisa verificar o efeito das micotoxinas na digestão dos nutrientes e no perfil hematológico de equinos. Foram utilizados 12 equinos em delineamento experimental inteiramente casualizado, com três tratamentos e quatro repetições. Foram adicionadas 50 ou 100 µg kg-1 de AFB1, conforme o tratamento preconizado a uma dieta base contendo micotoxinas. O tratamento controle não conteve AFB1. O ensaio teve duração de 40 dias, sendo 12 dias de adaptação e 28 dias experimentação. Uma vez por semana foram coletadas amostras de sangue para avaliação hematológica e bioquímica. Ao final da fase experimental, foi realizado um ensaio de digestão, pelo método de coleta parcial de fezes, utilizando-se o LIPE® como indicador. Verificou-se que a presença de aflatoxina na dieta influenciou as taxas de glóbulos brancos, especialmente os granulócitos, a atividade sérica da Creatina Quinase e da Fosfatase Alcalina (P<0.05), que apresentou maiores valores nos tratamentos com 50 e 100 µg kg-1 de AFB1. Não se verificou ação das micotoxinas, nos níveis empregados na digestibilidade dos nutrientes das dietas (P>0.05).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).