ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CREATINO QUINASE (CK) E CREATINO QUINASE-MB (CK-MB) SÉRICA DE CÃES SUBMETIDOS À OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPÓREA (ECMO) DURANTE UM PERÍODO DE TRÊS HORAS

Autores

  • Felipp Silveira Ferreira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Lara Lages Silveira UENF
  • Alessandra Castello Costa
  • Antonio Peixoto Albernaz
  • Claudio Baptista Carvalho
  • André Lacerda Abreu Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.6197

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

A oxigenação extracorpórea por membrana (ECMO) é uma técnica de suporte cardiopulmonar prolongado, que objetiva auxiliar os pulmões e/ou o coração quando estes apresentam processos de falência não responsiva aos tratamentos convencionais. Por não se tratar de um procedimento fisiológico, representa um grande desafio para a medicina, que busca torná-la um procedimento mais seguro. Dessa forma, procedeu-se a esta pesquisa objetivando avaliar o comportamento dos marcadores cardíacos CK e CK-MB de cinco cães submetidos à ECMO durante três horas. Empregaram-se cães sem raça definida, de diferentes idades, peso e sexo. Sob manutenção anestésica, os animais foram submetidos à ECMO por canulação femoral, em um desvio arteriovenoso (AV). Estabelecido o circuito, mensuraram-se as variáveis a cada trinta minutos, durante um período de três horas. Os dados foram analisados estatisticamente com os testes de Anova, Tukey e Correlação de Pearson, com α=5%. Os resultados apontaram um aumento sérico da CK e da CK-MB, caracterizando uma lesão muscular ao longo do procedimento. Os resultados apresentados apontam que a ECMO induziu uma lesão muscular não cardíaca por mecanismos fisiológicos. Conclui-se que a ECMO é uma técnica de suporte viável e que não induz lesões miocárdicas em cães durante um período de três horas.

PALAVRAS-CHAVES: CK, CK-MB, cães, ECMO, fisiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-02

Como Citar

FERREIRA, F. S.; SILVEIRA, L. L.; COSTA, A. C.; ALBERNAZ, A. P.; CARVALHO, C. B.; OLIVEIRA, A. L. A. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CREATINO QUINASE (CK) E CREATINO QUINASE-MB (CK-MB) SÉRICA DE CÃES SUBMETIDOS À OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPÓREA (ECMO) DURANTE UM PERÍODO DE TRÊS HORAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 705–712, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.6197. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6197. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária