Imunomarcação de metaloproteinases 9 (MMP-9) e 2 (MMP-2) e seus inibidores (TIMP-1) e (TIMP-2) no tecido mamário canino normal e neoplásico
Resumo
Este estudo teve como objetivo realizar a imunomarcação de MMP-9 e MMP-2 e seus inibidores, TIMP-1 e TIMP-2, no tecido mamário canino normal e neoplásico, a fim de avaliar o comportamento dessas proteínas no remodelamento da matriz extracelular (MEC) em diferentes tipos neoplásicos mamários. Foram analisadas 48 amostras de tecido mamário canino, sendo 14 carcinomas complexos, 13 carcinomas tubulopapilares, seis de adenomas simples e 15 mamas sem alterações. Houve diferença em MMP-9, TIMP-1 e TIMP-2 de acordo com a histomorfologia mamária, sendo que MMP-9 apresentou maior imunoexpressão em células epiteliais e estromais em carcinomas tubulopapilares e complexos. TIMP-1 exibiu menor imunomarcação nas células estromais dos carcinomas complexos e TIMP-2 maior imunomarcação nas células epiteliais dos carcinomas tubulopapilares. Houve correlação positiva entre MMP-9 e TIMP-1 nas células epiteliais e estromais quanto à intensidade de imunomarcação e número de células marcadas na mama normal. Houve correlação positiva entre MMP-9 e TIMP-2 nas células epiteliais dos carcinomas tubulopapilares. Conclui-se que a atividade equilibrada entre MMP-9, MMP-2, TIMP-1 e TIMP-2 mantém a homeostase do tecido mamário canino normal enquanto a imunoexpressão aumentada de MMP-9 e TIMP-2 e a imunoexpressão reduzida de TIMP-1 nos carcinomas sugere condição propícia à evolução tumoral.
Palavras-chave: cão, glândula mamária, neoplasia, metaloproteinases de matriz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).