ESTUDOS PRELIMINARES PARA A AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DO ÁCARO Lynxacarus radovskyi (TENORIO, 1974) FORA DO HOSPEDEIRO

Autores

  • Edenilze Teles Romeiro UFRPE
  • Leucio Câmara Alves UFRPE
  • Maria Aparecida Gloria Faustino UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5518

Palavras-chave:

Astigmata, estágios, longevidade, gato

Resumo

Desenvolveu-se este estudo com o objetivo de avaliar a possibilidade de sobrevivência dos estágios do ciclo biológico do ácaro Lynxacarus radovskyi fora do hospedeiro em condições de laboratório. Coletaram-se ovos, formas imaturas e adultas do L. radovskyi, de felinos naturalmente parasitados. Os espécimes coletados foram separados e colocados em recipientes plásticos e em tubos de Durhan, sendo submetidos à temperatura e umidade ambiente, no Laboratório de Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos – DMV – UFRPE, e em câmara climatizada para BOD com temperatura de 27 ± 1ºC e umidade relativa > 70%, em escotofase, com e sem fornecimento de pelo felino como substrato, para ser avaliada a capacidade de sobrevivência dos estágios fora do hospedeiro. Dos ovos coletados, houve eclosão de 100%, com sobrevivência larval de um a quatro dias; para as larvas coletadas, a sobrevivência foi de um a cinco dias. Para todas as fases do experimento as ninfas apresentaram média de sobrevivência maior que os demais estágios. Em geral, as fêmeas sobreviveram mais que os machos. O aporte do pelo proporcionou uma sobrevivência maior para todos os estágios do ácaro.  

PALAVRAS-CHAVES: Astigmata, estágios, gato, longevidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edenilze Teles Romeiro, UFRPE

Área de Medicina Preventiva - Departamento de Medicina Veterinaria da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Leucio Câmara Alves, UFRPE

Área de Medicina Preventiva - Departamento de Medicina Veterinaria da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Maria Aparecida Gloria Faustino, UFRPE

Área de Medicina Preventiva - Departamento de Medicina Veterinaria da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Downloads

Publicado

2010-10-02

Como Citar

ROMEIRO, E. T.; ALVES, L. C.; FAUSTINO, M. A. G. ESTUDOS PRELIMINARES PARA A AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DO ÁCARO Lynxacarus radovskyi (TENORIO, 1974) FORA DO HOSPEDEIRO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 629–636, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.5518. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5518. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária