Conformidade de leite cru refrigerado de unidades de produção familiares do sul do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab19051393Resumo
A pecuária de leite é uma atividade importante no Brasil e no Espírito Santo, sendo as pequenas propriedades responsáveis por 80% da produção estadual. Mesmo com essa importância econômica para o estado, dados a respeito da qualidade do leite produzido e das condições higiênico-sanitárias de produção, ainda são escassos. Objetivou-se avaliar a qualidade do leite produzido em unidades de produção familiares, no sul do Espírito Santo, para verificar o atendimento aos padrões legais. Foram realizadas três coletas em 29 tanques comunitários totalizando 87 amostras. Realizaram-se análises de contagem padrão em placa (CPP), contagem de bactérias psicrotróficas (CBP), contagem de células somáticas (CCS), acidez titulável, densidade, gordura, extrato seco total (EST), extrato seco desengordurado (ESD), pesquisa de resíduos de antibióticos (?-lactâmicos e tetraciclina) e presença de cádmio e chumbo. Das 87 amostras, 66% apresentaram valores fora do padrão para CPP e 38% para CCS. Quanto às análises físico-químicas, 85% das amostras apresentaram resultados fora do padrão para ESD, 10,3% para densidade e 2,3% para acidez titulável. Todas as amostras atenderam a legislação quanto a presença de resíduos de antibióticos, teores de cádmio e chumbo. Dessa forma, esses resultados indicam falhas em uma ou mais etapas da cadeia de obtenção e armazenamento do leite cru.
Palavras-chave: Qualidade do leite; Tanques de expansão comunitários; Pequenos produtores de leite
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).