FRACIONAMENTO E CINÉTICA DA FERMENTAÇÃO RUMINAL in vitro DOS CARBOIDRATOS DE CINCO VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

  • Pedro Gomes da Cruz ESALQ
  • Mauro Pereira de Figueiredo UESB
  • Luiz Gustavo Ribeiro Pereira EMBRAPA GADO DE LEITE
  • Keityane Boone Bergamaschi UESB
  • Carlindo Santos Rodrigues UFV
  • Carmen Lúcia de Souza Rech UESB

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.4804

Palavras-chave:

Degradabilidade verdadeira in vitro, Produção de gases, Saccharum officinarum

Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar a composição química, o fracionamento dos carboidratos e a cinética da fermentação ruminal in vitro dos carboidratos não fibrosos e carboidratos fibrosos de cinco variedades de cana-de-açúcar. A variedade SP79-1011 apresentou o maior teor de nutrientes digestíveis totais (65,9%), seguida das variedades Java, RB72454, SP80-1842 e RB765418. A produção acumulada de gases na matéria seca às 48 e 96 horas de incubação in vitro foi maior para a variedade SP79-1011, apresentando diferença significativa em comparação com as variedades RB765418, RB72454 e SP80-1842, exceção feita à variedade Java, que apresentou valores semelhantes à primeira. O fator de partição da matéria seca diminuiu com o aumento no tempo de incubação, sendo que não houve diferença entre as variedades avaliadas. As características do ciclo de produção influenciaram na fermentação ruminal in vitro nas variedades avaliadas, sendo que as de ciclo precoce SP80-1842 e RB765418 foram as que apresentaram resultados inferiores. Dentre as variedades testadas, as variedades SP79-1011 e Java apresentaram os melhores resultados de cinética de produção de gases e nutrientes digestíveis totais comparativamente superiores.
PALAVRAS-CHAVES: Degradabilidade verdadeira in vitro, produção de gases, Saccharum officinarum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Gomes da Cruz, ESALQ

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2004) e Mestrado em Agronomia pela mesma instituição (2007). Atualmente é doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP.

Mauro Pereira de Figueiredo, UESB

Mauro Pereira de Figueiredo possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina Veterinária - Tierärztliche Hochschule Hannover (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde leciona as disciplinas de Nutrição Animal e Planejamento Agropecuário. Tem experiência nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia, na avaliação e utilização de alimentos concentrados e volumosos para ruminantes. Atua também no campo, assistindo fazendas leiteiras da região no Estado da Bahia.

Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, EMBRAPA GADO DE LEITE

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é Pesquisador da Embrapa Gado de Leite. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação de forragens, utilização de sub-produtos e resíduos agroindustriais e produção animal.

Keityane Boone Bergamaschi, UESB

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2006) e especialista em Alimentação e Nutrição de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Lavras (2008).

Carlindo Santos Rodrigues, UFV

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa na área de forragicultura e pastagens. Atualmente Doutorando em zootecnia na Universidade Federal de Viçosa.

Carmen Lúcia de Souza Rech, UESB

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (1990) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Análise Bromatológica de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: ruminantes, leite, percentual de postura, conversão alimentar e massa de ovo.

Publicado

2010-12-20

Como Citar

CRUZ, P. G. da; FIGUEIREDO, M. P. de; PEREIRA, L. G. R.; BERGAMASCHI, K. B.; RODRIGUES, C. S.; RECH, C. L. de S. FRACIONAMENTO E CINÉTICA DA FERMENTAÇÃO RUMINAL in vitro DOS CARBOIDRATOS DE CINCO VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 784–793, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.4804. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4804. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal