ANTICORPOS POLICLONAIS PARA O IMUNODIAGNÓSTICO DE VÍRUS BOVINO

Autores

Resumo

O objetivo do estudo foi produzir anticorpos policlonais para vírus bovino e testar a reatividade em imunoensaios como imunofluorescência, imunoperoxidase e slot blot. Como imunógeno utilizou-se cepas e/ou isolados dos herpesvírus bovino tipo 1, 2 e 5 (BoHV-1, BoHV-2 e BoHV-5), vírus da diarreia viral bovina (BVDV), vírus respiratório sincicial bovino (BRSV), vírus da língua azul (BTV) e vírus vaccina (VACV) amplificados em cultivo celular. Os coelhos foram imunizados em intervalos regulares e o soro hiperimune produzido foi utilizado como anticorpo primário nos imunoensaios. A diluição de trabalho para cada antissoro foi determinada por diluição seriada limitante e variaram entre 1:800 e 1:51.200. As maiores diluições foram observadas para imunoperoxidase, quando comparadas com a imunofluorescência e slot blot. Diluições menores que 1:800 foram associadas com aumento de reações inespecíficas. Os antissoros anti-BoHV-1, -BoHV-5, -BVDV e -BRSV reagiram frente a isolados heterólogos em ensaios de imunofluorescência e imunoperoxidase. Conclui-se que os antissoros produzidos possuem elevadas concentrações de anticorpos específicos para os vírus e é uma alternativa para a utilização em imunoensaios.
Palavras-chave: antissoro, detecção viral, imunoensaio, diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Goulart de Lima, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do PPGCA, Campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS.

Luana Marchi Quadros, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do PPGCA, Campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS.

Mário Celso Sperotto Brum, Laboratório de VirologiaCurso de Medicina VeterináriaUniversidade Federal do PampaCampus Uruguaiana - UNIPAMPAUruguaiana, RS - CEP 97.508.000mariobrum@unipampa.edu.br

Docente Imunologia Veterinária e Doenças Víricas

Mestre em Virologia Animal - UFSM

Doutor em Virologia Animal - UFSM

 

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

DE LIMA, T. G.; QUADROS, L. M.; MALLMANN, L. A.; BRUM, M. C. S. ANTICORPOS POLICLONAIS PARA O IMUNODIAGNÓSTICO DE VÍRUS BOVINO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–9, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/46625. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA