O PAPEL DA CICLOOXIGENASE-2 E DA PRESSÃO ARTERIAL NA LESÃO RENAL DE RATOS SUBMETIDOS À INFUSÃO CONTÍNUA DE ANGIOTENSINA II

Autores

  • Flávia Santin UNESP
  • Maria do Carmo Fernandez Vailati UNESP
  • Marcela Marcondes Pinto Rodrigues UNESP
  • David Michelucci UDESC
  • Luis Cuadrado Martin UNESP
  • Denise Saretta Schwartz USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.4635

Palavras-chave:

animais de experimentação

Resumo

A angiotensina II (ANGII) é um vasoconstritor, entretanto, sua atuação na inflamação tem sido estudada. Objetivou-se verificar o estímulo da ciclooxigenase-2 e da pressão arterial na lesão renal por ANGII. Para tanto, utilizaram-se ratos Wistar, distribuídos no grupo 1: controle, grupo 2: ANGII, grupo 3: ANGII + celecoxibe, grupo 4: celecoxibe. A ANGII foi administrada via minibomba no subcutâneo dos animais durante 72 horas, sendo então realizada a eutanásia. A pressão arterial foi aferida antes da administração dos fármacos e antes da eutanásia. Colheram-se os rins dos animais para histopatologia e para imunoistoquímica, avaliando-se a expressão de COX-2. Concluiu-se que a ANGII promoveu lesões renais, independentemente dos valores da pressão arterial; ANGII associada ao celecoxibe levou ao aumento da pressão arterial. O celecoxibe não protegeu os rins contra as ações da angiotensina II.

PALAVRAS-CHAVES: Celecoxibe, nefrotoxicidade, pressão arterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Santin, UNESP

departamento de clínica veterinária

Maria do Carmo Fernandez Vailati, UNESP

departamento de clínica veterinária

Marcela Marcondes Pinto Rodrigues, UNESP

departamento de clínica veterinária

David Michelucci, UDESC

departamento de solos- estatística

Luis Cuadrado Martin, UNESP

departamento de clínica médica

Denise Saretta Schwartz, USP

Departamento de clínica médica

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

SANTIN, F.; VAILATI, M. do C. F.; PINTO RODRIGUES, M. M.; MICHELUCCI, D.; MARTIN, L. C.; SCHWARTZ, D. S. O PAPEL DA CICLOOXIGENASE-2 E DA PRESSÃO ARTERIAL NA LESÃO RENAL DE RATOS SUBMETIDOS À INFUSÃO CONTÍNUA DE ANGIOTENSINA II. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 867–873, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.4635. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4635. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária