O PAPEL DA CICLOOXIGENASE-2 E DA PRESSÃO ARTERIAL NA LESÃO RENAL DE RATOS SUBMETIDOS À INFUSÃO CONTÍNUA DE ANGIOTENSINA II
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.4635Palavras-chave:
animais de experimentaçãoResumo
A angiotensina II (ANGII) é um vasoconstritor, entretanto, sua atuação na inflamação tem sido estudada. Objetivou-se verificar o estímulo da ciclooxigenase-2 e da pressão arterial na lesão renal por ANGII. Para tanto, utilizaram-se ratos Wistar, distribuídos no grupo 1: controle, grupo 2: ANGII, grupo 3: ANGII + celecoxibe, grupo 4: celecoxibe. A ANGII foi administrada via minibomba no subcutâneo dos animais durante 72 horas, sendo então realizada a eutanásia. A pressão arterial foi aferida antes da administração dos fármacos e antes da eutanásia. Colheram-se os rins dos animais para histopatologia e para imunoistoquímica, avaliando-se a expressão de COX-2. Concluiu-se que a ANGII promoveu lesões renais, independentemente dos valores da pressão arterial; ANGII associada ao celecoxibe levou ao aumento da pressão arterial. O celecoxibe não protegeu os rins contra as ações da angiotensina II.PALAVRAS-CHAVES: Celecoxibe, nefrotoxicidade, pressão arterial.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-21
Como Citar
SANTIN, F.; VAILATI, M. do C. F.; PINTO RODRIGUES, M. M.; MICHELUCCI, D.; MARTIN, L. C.; SCHWARTZ, D. S. O PAPEL DA CICLOOXIGENASE-2 E DA PRESSÃO ARTERIAL NA LESÃO RENAL DE RATOS SUBMETIDOS À INFUSÃO CONTÍNUA DE ANGIOTENSINA II. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 867–873, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.4635. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4635. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).