ENROFLOXACINO DE RÁPIDA AÇÃO EM ASSOCIAÇÃO A FLUIDOTERAPIA ENDOVENOSA E ORAL NO TRATAMENTO DE DIARREIA NEONATAL BOVINA
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação do enrofloxacino de rápida ação e sua associação com outros tratamentos como, suporte por via oral ou endovenosa em bezerras leiteiras com diarreia. Foram utilizados 56 animais, divididos em grupos: Grupo SADIAS (n=5), Grupo Antibiótico (ATB; n=15), Grupo Antibiótico + Suporte Endovenoso (ATB+SE; n=9), Grupo Antibiótico + Suporte Oral (ATB+SO; n=16), Grupo Suporte Endovenoso (SE; n=11). Todos os animais foram acompanhados diariamente, até 42 dias de vida e, quando eram diagnosticados com diarreia, foram realizadas as avaliações clínicas e coletas de sangue nos momentos 0, 24, 72 e 120 horas para avaliações hematológicas e metabólicas, o desenvolvimento corporal era feito semanalmente. Todos os grupos que receberam o antibiótico tiveram melhora da consistência das fezes. O ATB+SO teve resultados positivos sobre os níveis de linfócitos, eosinófilos e cloretos. O ATB+SE apresentou valores mais elevados de proteínas totais e globulinas. No desenvolvimento corporal não houve diferença entre grupos. O enrofloxacino de rápida ação reverteu o quadro de diarreia e sua associação com a solução oral auxiliou na resposta clínica através de um melhor padrão leucocitário e de cloretos. Já a associação com tratamento endovenoso obteve melhor metabolismo protéico.
Palavras-chave: antibioticoterapia, bezerros, desidratação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).