ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO MEL DE ABELHAS JATAÍ (Tetragonisca angustula) EM CULTIVO DE MICRORGANISMOS DO CONDUTO AUDITIVO DE CANINOS DOMÉSTICOS (Canis familiaris)

Autores

  • Denise de Mello Bobany Centro Universitario Serra dos Orgãos
  • Mariana de Alcantara Pereira Pimentel Centro Universitario Serra dos Orgãos
  • Roberta Rollemberg Cabral Martins Centro Universitario Serra dos Orgãos
  • Bernardino Alves de Souza Netto Centro Universitario Serra dos Orgãos
  • Marcelo Silva de Tolla Centro Universitario Serra dos Orgãos

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.4585

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi investigar, in vitro, a eficácia do mel de Tetragonisca angustula, sobre os microrganismos encontrados nas inflamações dos condutos auditivos de cães. Coletaram-se, através de swab estéril, amostras de secreção auricular de cães diagnosticados com otite clínica. O material foi fixado em lâmina de vidro mediante a realização do esfregaço, corado pelo método de gram, e submetido à identificação microscópica. Inocularam-se as amostras nos meios de cultura Tryptone Soya Broth, sendo incubados em estufa, com temperatura de 35-37oC por um período de 24 horas. Constatado que houve crescimento, semearam-se as amostras placas de Petri com os meios de cultura de Chapman, Levine e Mueller-Hinton, e incubadas em estufa a 35-37oC durante 24 horas. Para o antibiograma com o mel, foram adaptados discos de papel de filtro, esterilizados em autoclave e embebidos em mel. Colocaram-se os discos impregnados com mel nas placas contendo o material contaminado e estas foram levadas à estufa a 35-37oC de temperatura por um período de 24 horas. Este experimento constatou a formação de halos de inibição no antibiograma com o mel da Tetragonisca angustula, mostrando ser o mel desse gênero de abelhas eficaz no controle de Staphylococcus sp, Bacillus sp. e leveduras.

PALAVRAS-CHAVES: Mel, otite, tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise de Mello Bobany, Centro Universitario Serra dos Orgãos

Sou clínica veterinária e apicultora. Ministrava aula de clínica, doenças parasitarias e apicultura. Hoje coordeno os estagios curriculares e os trabalhos de conclusao de curso do curso de graduação em Medicina Veterinaria do UNIFESO.

Mariana de Alcantara Pereira Pimentel, Centro Universitario Serra dos Orgãos

Clínica Veterinária

Bernardino Alves de Souza Netto, Centro Universitario Serra dos Orgãos

Microbiologia

Marcelo Silva de Tolla, Centro Universitario Serra dos Orgãos

Microbiologia

Downloads

Publicado

2010-06-23

Como Citar

BOBANY, D. de M.; PIMENTEL, M. de A. P.; MARTINS, R. R. C.; NETTO, B. A. de S.; TOLLA, M. S. de. ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO MEL DE ABELHAS JATAÍ (Tetragonisca angustula) EM CULTIVO DE MICRORGANISMOS DO CONDUTO AUDITIVO DE CANINOS DOMÉSTICOS (Canis familiaris). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 441–446, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.4585. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4585. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária