COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MEIOS PARA TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES EM ÉGUAS DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR

Autores

  • José Renato Costa Caiado UENF
  • Mauricio Fraga van Tilburg UENF
  • Francisco Aloísio Fonseca UENF
  • José Frederico Straggiotti Silva UENF
  • Bruno Fagundes UNIG
  • Marcus Antonio Pessanha Barreto UENF

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.4514

Palavras-chave:

reprodução animal

Resumo

Diferentes tampões são utilizados nos meios de lavagem e manutenção embrionária durante os procedimentos de transferência de embriões em equinos (TEE). Os mais usados são carbonato, fosfato e zwitteriônico. Durante os procedimentos de transferência é comum que o embrião permaneça por um tempo maior que o previsto em espera no meio de manutenção utilizado. Este experimento foi realizado com o objetivo de comparar o custo–benefício de dois meios contendo tampões diferentes DPBS (fosfato) e Embriocare® (zwitteriônico), na transferência de embriões em éguas da raça Mangalarga Marchador. Dividiram-se os embriões aleatoriamente em dois tratamentos – zwitteriônico e fosfato –, permanecendo em descanso por 0, 30, 60 ou 120 minutos em ambos os meios. Os resultados indicam que esses tampões são igualmente eficientes (P > 0,05) nos processos de rasteamento, lavagem, manutenção à temperatura ambiente por diferentes períodos de tempo (0 a 120 minutos), sendo que as taxas de prenhez obtidas em ambiente tropical foram de 65% e de 69,7%, respectivamente. Porém, obteve-se a maior taxa de prenhez encontrada com DPBS com um tempo de manutenção do embrião por sessenta minutos no meio (P < 0,05). No tampão zwitteriônico, a maior taxa de prenhez foi alcançada com trinta minutos no meio (P < 0,05). Como a aquisição do Embriocare® foi mais onerosa, o DPBS apresentou o melhor custo–benefício.

PALAVRAS-CHAVES: Equino, Mangalarga Marchador, transferência de embriões, tampão fosfato e zwitteriônico.

Palavras-chave: eqüino, Mangalarga Marchador, transferência de embriões, tampão fosfato e zwitteriõnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Renato Costa Caiado, UENF

Doutor em Produção Animal, LSA-CCTA-UENF

Mauricio Fraga van Tilburg, UENF

Doutor em Produção Aminal na área de Biotecnologia da Reprodução pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. LRMGA-CCTA-UENF

Francisco Aloísio Fonseca, UENF

PHD em Animal Science pela North Carolina State University. Professor associado LZNA-CCTA -UENF

José Frederico Straggiotti Silva, UENF

Doutorado em  Medicina Veterinária em Tierärztlichen Hochschule Hannover. Professor associado LRMGA-CCTA-UENF.

Bruno Fagundes, UNIG

Doutor em Produção Aminal na área de Biotecnologia da Reprodução pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Professor da UNIG.

Marcus Antonio Pessanha Barreto, UENF

Doutor em Produção Aminal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. LRMGA-CCTA_UENF

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

CAIADO, J. R. C.; VAN TILBURG, M. F.; FONSECA, F. A.; SILVA, J. F. S.; FAGUNDES, B.; BARRETO, M. A. P. COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MEIOS PARA TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES EM ÉGUAS DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 938–946, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.4514. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4514. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária