Efeito da suplementação de antioxidantes na dieta de reprodutores de frangos de corte na fase pós-pico sobre características reprodutivas e produtivas da progênie
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v20e-43072Resumo
O objetivo foi avaliar o efeito da suplementação de antioxidantes em dietas para reprodutores machos de frangos de corte na fase pós-pico sobre características reprodutivas e muscular da progênie. O experimento foi conduzido no matrizeiro de uma agroindústria local. Os tratamentos consistiram em uma dieta controle e uma dieta suplementada com blend de antioxidantes (8 ppm de cantaxantina + 40 ppm de licopeno + 150 ppm de vitamina C). Na 66ª semana de idade, os ovos foram incubados e a progênie foi alojada. A suplementação de antioxidantes na dieta resultou em maior (p<0,05) peso de testículos, cristas, peso e espessura de barbelas e maior número de perfurações (53,35 x 25,30) em relação aos não suplementados. Não houve efeito significativo (p>0,05) dos antioxidantes na dieta dos reprodutores sobre o ganho de peso e o peso de peito e a contagem e diâmetro da fibra muscular da progênie aos 7 dias de idade. A conversão alimentar e ganho de peso na fase de 14 a 35 dias foram melhores (p<0,05) para a progênie dos reprodutores suplementados. A suplementação de antioxidantes na dieta dos reprodutores melhorou as características reprodutivas avaliadas e o ganho de peso e a conversão alimentar da progênie.
Palavras-chave: antioxidante, fibras musculares, membrana perivitelínica, membrana plasmática do espermatozoide, peroxidação lipídica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).