COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA EXTRAÇÃO DE DNA NA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE PARA DETECÇÃO DE Salmonella enterica SOROVAR Enteritidis EM PRODUTOS AVÍCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.3774Palavras-chave:
PCR, Salmonella Enteritidis, ave, extração de DNA, CTAB.Resumo
A identificação de Salmonella spp. em amostras de alimentos por diagnóstico microbiológico é demorada, com aproximadamente cinco diferentes etapas, levando cerca de 120 horas até o resultado final. A utilização da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) pode diminuir esse período; entretanto, substâncias presentes nas amostras podem afetar a reação. O objetivo deste trabalho foi comparar a extração de DNA de Salmonella enterica sorovar Enteritidis (SE), por tratamento térmico e pelo uso do cetyltrimethil ammonium bromide (CTAB), em produtos provenientes de granjas avícolas, correspondentes a matéria prima (farinha de carne) e a suabes de arrasto experimentalmente contaminados. As amostras de DNA obtidas com as extrações foram submetidas a PCR, utilizando-se um par de oligonucleotídeos iniciadores para amplificação de DNA do gene específico de SE – Sdf 1. Comparando-se os métodos de extração, observou-se que quando do uso do CTAB detectou-se SE em 70% de matéria prima e em 80% de suabes de arrasto, enquanto com o método por tratamento térmico houve positividade em 20% de matéria prima e em 40% de suabes de arrasto. Houve detecção de SE em ambos os métodos utilizados para extração de DNA, porém, o uso de CTAB detectou maior número de amostras positivas, quando comparado com o tratamento térmico.PALAVRAS-CHAVES: PCR, Salmonella Enteritidis, ave, extração de DNA, CTAB.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-31
Como Citar
ANDREATTI FILHO, R. L.; MARIETTO GONÇALVES, G. A.; OKAMOTO, A. S.; LIMA, E. T. de. COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA EXTRAÇÃO DE DNA NA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE PARA DETECÇÃO DE Salmonella enterica SOROVAR Enteritidis EM PRODUTOS AVÍCOLAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 115–119, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.3774. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3774. Acesso em: 10 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).