CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E MICROBIOLÓGICAS DO CENTRO TENDÍNEO DIAFRAGMÁTICO BOVINO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% E NO GLUTARALDEÍDO A 4%
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v5i4.335Resumo
Realizaram-se testes físicos de tração e alongamento até ruptura em dez tiras com 5 a 6 mm de largura, do exemplar in natura e dos respectivos exemplares conservados em glicerina a 98% e glutaraldeído a 4% por 30 dias para a avaliação da influência de ambos os conservantes sobre o tecido biológico, com vistas ao aproveitamento em cirurgias reparadoras. Paralelamente, avaliou-se a atividade anti-séptica dos conservantes, por meio de exames microbiológicos de fragmentos colhidos do material in natura e dos respectivos exemplares submetidos à conservação. Os testes físicos mostraram que sete amostras conservadas em glutaraldeído a 4% suportaram maior força de tensão, quando comparadas com os respectivos exemplares in natura e conservados em glicerina a 98%. Duas amostras apresentaram comportamento semelhante quanto ao ponto de rompimento, para ambos os conservantes. Apenas em uma amostra verificou-se que o material in natura apresentou um ponto de rompimento superior às amostras conservadas. Observou-se crescimento bacteriano apenas em quatro amostras no material in natura. Os mesmos exames realizados em amostras conservadas não revelaram nenhum crescimento. Conclui-se que tanto a glicerina a 98%quanto o glutaraldeído a 4% demonstraram ser eficientes na conservação do material, bem como na atividade bactericida durante o período de 30 dias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-27
Como Citar
RABELO, R. E.; TAVARES, G. A.; PAULO, N. M.; SILVA, L. A. F. da; DAMASCENO, A. D.; ANDRADE, M. A.; MARTINS, F. G.; ROMANI, A. F.; SILVA, O. C. da; TRINDADE, B. R. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E MICROBIOLÓGICAS DO CENTRO TENDÍNEO DIAFRAGMÁTICO BOVINO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% E NO GLUTARALDEÍDO A 4%. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 4, p. 229–236, 2006. DOI: 10.5216/cab.v5i4.335. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/335. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).