Análises fisicoquímicas e microbiológicas de fezes de equinos alimentados com dietas que contém polpa cítrica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v17i432332Palavras-chave:
EquideoculturaResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de dietas com níveis crescentes de polpa cítrica nas análises físico-químicas e microbiológicas nas fezes de cavalos. Cinco éguas, com idade média de 3,5 anos e peso corporal de 492 ± 44.5 kg foram dispostas em um quadrado latino 5x5. As dietas experimentais consistiram de 60% de feno coast–cross e 40% de concentrado com níveis crescentes de polpa cítrica (0, 7, 14, 21, 28%). Para determinar o pH fecal foram colhidas amostras (diretamente do reto) das primeiras fezes do dia às 07:00 min e foram avaliados as características de cor e consistência fecal. Para as análises microbiológicas, um alíquota foi reservada em plásticos, congeladas e enviadas para o laboratório para posterior análise. As bactérias láticas foram enumeradas por Lactobacillus spp. e Streptococcus spp. a partir das amostras fecais, em condições anaeróbicas. Não houve efeito (P<0,05) para a consistência fecal, 98% dos animais apresentaram fezes normais e firmes, enquanto 2% apresentaram fezes do tipo soltas. Não houve diferença (P<0,05) para a cor sendo que 100% dos animais apresentaram fezes verdes e normais. Não houve efeito (P>0,05) no pH e no número de Lactobacillus spp. e Streptococcus spp. A inclusão de até 28% de polpa cítrica no concentrado para equinos não promove mudanças nas características físico-químicas e na população de bactérias produtoras de ácido lático nas fezes.
Palavras-chave: lactobacillus; nutrição; pH; subprodutos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).