SENSIBILIDADE DO LAMINOCULTIVO DERMATOBAC® PARA O DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRITE FÚNGICA EM ÉGUAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i4.31444Palavras-chave:
Reprodução Animal, Sanidade Animal, Clínica Médica de EquinosResumo
Dentre os diferentes fatores etiológicos, a endometrite fúngica representa uma causa frequente deinfertilidade na égua. Nesse sentido, dois experimentos foram realizados para avaliar a sensibilidadedo Dermatobac®, sistema originalmente desenvolvido para o isolamento de fungos de interesse emMedicina Humana. No Experimento 1, cepas padrão de Candida (n=4) e Aspergyllus (n=1) foramsemeadas assepticamente e em duplicata no sistema Dermatobac®, acompanhando-se o crescimentofúngico a cada 24 horas por 7 dias. Para o Experimento 2, foram selecionadas 34 éguas, submetidasà colheita de material uterino para o plaqueamento em Dermatobac® e realização de esfregaços parapesquisa direta de fungos (Controle). No Experimento 1, foi possível a observação macroscópica detodas as cepas de Candida e Aspergyllus a partir de 24 horas do início do cultivo microbiológico.No Experimento 2, foi constatada a presença de leveduras nas lâminas citológicas de cinco animais(14,71%), resultados também confirmados na semeadura em Dermatobac® (sensibilidade de 100%).Foram observados cinco casos falso-positivos caracterizados pelo crescimento microbiológico emsistema Dermatobac® não confirmados através da citologia endometrial, resultados que determinarama especificidade de 85%. No entanto, todos os casos falso-positivos foram atribuídos a microrganismoscontaminantes que apresentaram morfologia diferenciada e tempo de crescimento superior (P<0,05)ao apresentado pelos principais agentes etiológicos das endometrites fúngicas equinas. Conclui-seque o sistema Dermatobac® é eficiente para o diagnóstico macroscópico da endometrite fúngica emequinos, gerando informações visuais a partir de 24 horas de cultivo.
Palavras-Chave: Dermatobac®; diagnóstico; éguas; endometrite; fungos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).