ASPIRAÇÃO FOLICULAR VIDEOLAPAROSCÓPICA COMPARATIVA EM OVELHAS DORPER E SANTA INÊS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v17i1.28347Palavras-chave:
oócito, folículo, ovino.Resumo
Este estudo teve por objetivo comparar o número de folículos aspirados, oócitos recuperados, qualidade e viabilidade oocitária entre ovelhas das raças Dorper e Santa Inês, submetidas à aspiração folicular por vídeolaparoscopia. Para realização deste estudo, foram efetuadas 118 aspirações foliculares, das quais 65 foram realizadas em ovelhas da raça Dorper e 53 em ovelhas da raça Santa Inês. Os resultados encontrados para as ovelhas Dorper foram 28,31 ± 17,42 folículos/ovelha, 12,21 ± 6,74 oócitos/ovelha, taxa de recuperação de 47,9% e 8,93 ± 5,25 oócitos viáveis/ovelha. Para as ovelhas Santa Inês foram, 22,14 ± 16,08 folículos/ovelha, 12,64 ± 8,29 oócitos/ovelha, taxa de recuperação de 55% e 8,92 ± 6,58 oócitos viáveis/ovelha. Não houve influência das raças sobre o número de folículos aspirados, oócitos recuperados, taxa de recuperação, qualidade e viabilidade oocitária em aspiração folicular por vídeolaparoscopia.
Palavras-chave: folículo; oócito; ovino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).