NOTA CIENTÍFICA: AVALIAÇÃO DO VALOR NUTRITIVO DO FARELO DE GIRASSOL PARA AVES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v1i2.248Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a composição nutricional do farelo de girassol solvente produzido no Estado de Goiás. Foram alojados 168 pintos de corte da linhagem Ross em baterias metálicas visando determinar tanto o conteúdo de energia metabolizável pela técnica da coleta total de excretas quanto a composição proximal de nutrientes do farelo de girassol. Os valores de energia metabolizável aparente e aparente corrigida (1.777,23 e 1.523,93 kcal/kg, respectivamente) foram semelhantes aos preconizados pelas tabelas do NRC (1994) (1.543 kcal/kg), e normais para proteína (27,36 %). Entretanto, os níveis de fibra foram altos (42,15 % para FDN e 31,68 % para FDA), o que torna seu uso para aves bastante limitado. PALAVRAS-CHAVE: Farelo de girassol, composição nutricional, energia metabolizável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-23
Como Citar
STRINGHINI, J. H.; CAFÉ, M. B.; FERNANDES, C. M.; ANDRADE, M. L.; ROCHA, P. T.; LEANDRO, N. S. M. NOTA CIENTÍFICA: AVALIAÇÃO DO VALOR NUTRITIVO DO FARELO DE GIRASSOL PARA AVES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 123–126, 2006. DOI: 10.5216/cab.v1i2.248. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/248. Acesso em: 6 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).