PRODUÇÃO DE HIBRIDOMAS SECRETORES DE ANTICORPOS ANTI- Neospora caninum PARA USO EM IMUNODIAGNÓSTICO

Autores

  • Bruna Alves Devens Centro Universitário do Espírito Santo-UNESC
  • Marlene Isabel Vargas Viloria Professora Doutora Universidade Federal de Viçosa
  • Carlos Henryque de Souza e Silva Pós doutorando pela Universidade Federal de Ouro Preto
  • Joaquin Hernán Patarroyo Salcedo Professor Doutor Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v15i2.23017

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

O Neospora caninum é um protozoário apicomplexa com maior implicação em abortamentos em muitos países do mundo. As perdas econômicas determinadas pela neosporose incluem além dos abortamentos também o descarte precoce de vacas, os custos de reposição de novos animais no rebanho, a queda na produção leiteira, bem como na produção da gordura no leite. O diagnóstico imunológico envolve a aquisição de kits diagnósticos existentes no mercado os quais apresentam alto custo. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi à produção de hibridomas secretores de anticorpos policlonais com afinidade ao Neospora caninum (cepa Nc-1) para utilização em imunodiagnósticos. Para a produção dos anticorpos usou-se o protozoário sonicado, proveniente da cultura em células VERO, que foi purificado por filtração. Esses taquizoítos foram utilizados na imunização dos camundongos BALB/c, usando-se como adjuvante a saponina, o que permitiu a obtenção de anticorpos policlonais capazes de revelar a fluoresceína na reação da imunofluorescência indireta. A fusão das células esplênicas, provenientes dos camundongos imunizados com as células de mieloma SP2/0 resultou na obtenção de 72,4% de hibridomas secretores de anticorpos anti-Nc-1. Esses hibridomas secretaram anticorpos positivos ao N. caninum e negativos ao Toxoplasma gondii.

PALAVRAS-CHAVE: anticorpos monoclonais, diagnóstico imunológico, hibridomas, neosporose.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Alves Devens, Centro Universitário do Espírito Santo-UNESC

Médica Veterinária e mestre em medicina veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Universitária dos cursos de saúde do UNESC. Médica Veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município de Colatina.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

DEVENS, B. A.; VARGAS VILORIA, M. I.; SOUZA E SILVA, C. H. de; SALCEDO, J. H. P. PRODUÇÃO DE HIBRIDOMAS SECRETORES DE ANTICORPOS ANTI- Neospora caninum PARA USO EM IMUNODIAGNÓSTICO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 228–233, 2014. DOI: 10.5216/cab.v15i2.23017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/23017. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária