PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PECUARISTAS NA IMPLANTAÇÃO DA RASTREABILIDADE DE BOVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i3.1715Palavras-chave:
Ratreabilidade, implantação de rastreabilidadeResumo
Esta pesquisa teve como objetivo realizar o le-vantamento das dificuldades encontradas pelos pecuaris-tas que aderiram ao Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV). Formulou-se um questionário qualitativo semi-estrutura-do contendo quatorze questões, sendo treze de múltipla escolha e uma aberta. Foram abordadas 103 pessoas em três exposições agropecuárias, sendo que 39 eram produ-tores de gado de corte. Destes, apenas 51% (20 produto-res) haviam implantado o SISBOV em seus sistemas de produção. As principais dificuldades encontradas pelos pecuaristas foram: mudanças freqüentes nas normas do SISBOV; falta de divulgação e dificuldade na compreen-são das normas; e remuneração inadequada por parte dos frigoríficos pelos animais rastreados.
PALAVRAS-CHAVES: Bovinocultura de corte, segurança alimentar, SISBOV.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).