CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMIDOR E DO MERCADO DA CARNE SUÍNA NA MICRORREGIÃO DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i3.1712Palavras-chave:
Consumo de carne suína, pesquisa de mercadoResumo
Este trabalho objetivou caracterizar o perfil do con-sumidor e do mercado da carne suína e seus derivados na microrregião de Campina Grande, PB. Foram entrevistadas diretamente, mediante questionário em que havia 43 ques-tões fechadas, quatrocentas pessoas residentes nas cidades de Campina Grande, Queimadas, Puxinanã, Boa Vista, Serra Redonda, Massaranduba, Lagoa Seca e Fagundes, sendo que o entrevistador fazia as perguntas e anotava as respostas. Com o objetivo de garantir a representação da amostra, fez-se um planejamento de controle da aplicação dos questionários, no intuito de se ter uma distribuição he-terogênea da população quanto aos parâmetros de estrato social, sexo e idade. Os dados coletados foram processa-dos, utilizando-se o programa Microsoft Excel. Dentre os entrevistados, 78,25% consomem a carne suína e 21,75% não. Entre os não-consumidores, 40,23% alegam ser ve-getarianos, 21,68% acham-na gordurosa, 12 % julgam-na carregada (faz mal), 11,90% por restrição médica, 10 % por questões de saúde e 4,60% alegam que não a conso-mem por fazer regime de emagrecimento. Ficou claro que os consumidores da microrregião de Campina Grande que evitam se alimentar de carne suína e seus derivados não o fazem pela falta de informação quanto à procedência e qualidade nutricional dessa carne.
PALAVRAS-CHAVES: Carne suína, consumidor, mercado, perfil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).