Avaliação de uma microimunodifusão em gel de ágar para diagnóstico de lentivírus de pequenos ruminantes (LVPR) em caprinos

Autores

  • Emmanuela T. de Arruda Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Michele M. Martins Oliveira Faculdade de Imperatriz (FACIMP)
  • Sérgio Alves do Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Ana Claudia Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Roberto Soares de Castro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.12475

Palavras-chave:

Medicina Veterinária Preventiva

Resumo

As lentiviroses de Pequenos Ruminantes - LVPR (Artrite - encefalite Caprina - CAE e Maedi-Visna) acometem caprinos e ovinos e são caracterizadas por curso lento e progressivo, no qual a maioria dos animais acometidos não apresenta sintomatologia clínica. Assim, a sorologia é a forma mais prática de diagnóstico, pois a presença de anticorpos demonstra indiretamente a existência da infecção por LVPR. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar uma microimunodifusão em gel de ágar (micro-IDGA), que utiliza 10 ?L de antígeno e soro controle positivo e 30 ?L do soro teste, comparativamente com uma macro-IDGA, que utiliza 20 ?L de todos os reagentes, para o diagnóstico sorológico de LVPR em caprinos. Os testes foram comparados com base no índice de concordância ajustada (Kappa - K). Os cálculos foram feitos de acordo com os resultados do teste de 447 amostras de soro caprino colhidos de criações dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foram registrados 63 (14,09%) resultados positivos na micro-IDGA e 60 (13,42%) na macro-IDGA, correspondendo à significativa concordância entre os testes (k = 0.90). Além disso, a micro-IDGA apresentou linhas mais claras do que as observadas na macro-IDGA, com resultados que podem ser lidos 24 horas mais cedo do que a macro-IDGA. Conclui-se que a micro-IDGA pode substituir a macro-IDGA no diagnóstico sorológico das LVPR.
PALAVRAS-CHAVE: CAEV; caprinos; diagnóstico; IDGA; Maedi-Visna.

Downloads

Downloads

Publicado

2011-09-29

Como Citar

ARRUDA, E. T. de; OLIVEIRA, M. M. M.; NASCIMENTO, S. A. do; CAMPOS, A. C.; CASTRO, R. S. de. Avaliação de uma microimunodifusão em gel de ágar para diagnóstico de lentivírus de pequenos ruminantes (LVPR) em caprinos. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 560–565, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.12475. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/12475. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária