AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA DE CÓRNEAS DE COELHOS CRIOPRESERVADAS COM ETILENOGLICOL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i2.11445Palavras-chave:
preservação, nitrogênio líquido, histomorfometriaResumo
Avaliou-se o etileno glicol com criopreservador de córnea de coelhos. Foram colhidas córneas do bulbo ocular direito e esquerdo de 10 cadáveres de coelhos adultos, machos, da raça Nova Zelândia, com massa corporal variando de 4,0kg a 5,0kg. As peças foram obtidas imediatamente após o abate dos animais realizado em abatedouro. As córneas foram removidas com uma margem de 2,0mm de esclera e banhadas em solução fisiológica 0,9%. As córneas dos bulbos oculares direitos foram fixadas em formol, incluídas em parafina e coradas em hematoxilina-eosina para avaliação em microscopia de luz. As dos globos oculares esquerdos foram imersas em frascos criogênicos contendo solução salina tamponada em fosfato, 0,4% de albumina sérica bovina e 1,5 molar de etilenoglicol. Os frascos foram congelados em nitrogênio líquido à temperatura de -196ºC durante um período de 60 dias. Após descongelamento, as córneas foram submetidas à análise macroscópica e mensuradas a partir de imagens digitalizadas. A preservação de córneas de coelhos com etilenoglicol, em nitrogênio líquido, não ocasiona alterações na transparência, estruturais e morfométricas das camadas que compõem a córnea.
PALAVRAS-CHAVE: Coelho; córnea; criopreservação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).