METODOLOGIA DE COLHEITA DE CÉLULAS DO TRATO RESPIRATÓRIO EM OVINOS SADIOS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE LAVAGEM TRAQUEOBRÔNQUICA POR VIA NASOTRAQUEAL

Autores

  • Julio Simões Marcondes Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp Botucatu
  • Roberto Calderon Gonçalves Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1049

Palavras-chave:

Sanidade Animal, ovinos, lavado traqueobrônquico, citologia

Resumo

Avaliou-se a técnica de colheita de células do trato respiratório em ovinos, por sondagem nasotraqueal, e caracterizou-se a população celular em dezenove ovinos clinicamente sadios. Os animais foram contidos em estação, com cabeça e pescoço estendidos e alinhados com a coluna vertebral. Após a contenção, introduziu-se uma sonda-guia siliconizada até a bifurcação da traquéia, por dentro da qual se passou uma sonda de menor calibre, para realização do lavado traqueobrônquico. A média da contagem de células nucleadas foi de 64.650 ± 49.674. A análise citológica das amostras evidenciou, pelas médias das porcentagens obtidas, 62,74% de macrófagos, 15,01% de células epiteliais cilíndricas, 20,04% de neutrófilos, 1,44% de linfócitos e 0,77% de eosinófilos. Concluiu-se que o método de colheita por sondagem nasotraqueal foi eficiente na obtenção de amostras de regiões traqueobrônquicas para caracterização citológica e diferenciação celular nas amostras obtidas, sendo bem suportado pelos ovinos.

 

PALAVRAS-CHAVES: Citologia, citocentrífuga, lavado traqueobrônquico, ovinos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Simões Marcondes, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp Botucatu

Pós graduando da Área de Clínica de Grandes Animais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ, Botucatu – Universidade Estadual Paulista. Departamento de Clínica Veterinária

Roberto Calderon Gonçalves, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp Botucatu

Prof° Ass. Dr. da área de Clínica de Grandes Animais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ, Botucatu – Universidade Estadual Paulista. Departamento de Clínica Veterinária.

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

MARCONDES, J. S.; GONÇALVES, R. C. METODOLOGIA DE COLHEITA DE CÉLULAS DO TRATO RESPIRATÓRIO EM OVINOS SADIOS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE LAVAGEM TRAQUEOBRÔNQUICA POR VIA NASOTRAQUEAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 418–426, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i2.1049. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1049. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária