O MÉTODO DA TOTALIDADE E OS PARADIGMAS ACADÊMICOS DA COMUNICAÇÃO E DO JORNALISMO

MEDIAÇÕES E POLARIDADES

Autores

  • Ana Júlia de Freitas Carrijo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, anajucarrijo@gmail.com
  • Eduardo Portanova Barros Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, eduardoportanova@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v10i1.65199

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, Morin, Mediações, Polaridades

Resumo

Este texto apresenta uma breve reflexão sobre as possíveis articulações entre o Método da Totalidade, de Edgar Morin, e a Pesquisa em Comunicação e Jornalismo. Trata-se de aproximações entre o meio acadêmico como abertura de espírito (retomando seu papel universal de conhecimento), especialmente no campo da Comunicação, e suas tentativas de afirmar-se por meio de paradigmas, conforme Thomas Kuhn. Conclui-se que o encadeamento plural de ideias é uma forma de expressar o quadro caótico como dispersão empírica. Busca-se um pensamento especulativo capaz de articular polaridades. Junto, concluindo-se, com proposições de caminhos possíveis à dialética comunicativa pelo viés do Paradigma da Complexidade.

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Biografia do Autor

Ana Júlia de Freitas Carrijo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, anajucarrijo@gmail.com

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Bolsista CAPES. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal de Goiás. Atua como pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI), na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG). Foi pesquisadora Voluntária (2017/2018) e Bolsista (2018/2019) do Programa de Iniciação Científica da UFG.

Eduardo Portanova Barros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, eduardoportanova@hotmail.com

Professor-pesquisador PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE-PR. ORCID: 000-001-5832-5711

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

DE FREITAS CARRIJO, A. J.; PORTANOVA BARROS, E. O MÉTODO DA TOTALIDADE E OS PARADIGMAS ACADÊMICOS DA COMUNICAÇÃO E DO JORNALISMO: MEDIAÇÕES E POLARIDADES . Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 131–142, 2020. DOI: 10.5216/teri.v10i1.65199. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/65199. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS