GESTÃO INTEGRAL: DIÁLOGOS COM EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Elias Sebastião de Andrade UFSC
  • Édis Mafra LAPOLLI UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v8i1.46544

Resumo

O artigo tem o propósito de discutir a articulação entre educação permanente e continuada na gestão integral das organizações.  Essa articulação está recursivamente relacionada ao desenvolvimento pessoal e profissional. Dos discursos que permeiam os interesses corporativos emerge o tema da educação permanente e continuada como um novo paradigma para o desenvolvimento profissional e pessoal nas organizações.  Para tanto, foi necessário realizar revisão bibliográfica sobre os conceitos de educação permanente e continuada e resgatar o conceito de educação corporativa e gestão integral nas organizações. O maior desafio do processo é a mudança cultural e a incorporação dos novos papéis organizacionais, bem como a mudança no comportamento dos gestores e líderes a partir da conscientização dos benefícios do modelo integral de gestão. Para grandes corporações, o sucesso dentro da sociedade do conhecimento passa pelo emprego de uma universidade corporativa e pela implementação da gestão estratégica de pessoas.  No entanto, em sua operacionalização propõe-se discernimento entre as experiências de educação permanente e de educação continuada, que se complementam e proporcionam uma formação integral. 

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Biografia do Autor

Elias Sebastião de Andrade, UFSC

Mestre

Édis Mafra LAPOLLI, UFSC

Doutora

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Publicado

2018-10-14

Como Citar

ANDRADE, E. S. de; LAPOLLI, Édis M. GESTÃO INTEGRAL: DIÁLOGOS COM EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 07–16, 2018. DOI: 10.5216/teri.v8i1.46544. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/46544. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos