GESTÃO INTEGRAL: DIÁLOGOS COM EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v8i1.46544Abstract
O artigo tem o propósito de discutir a articulação entre educação permanente e continuada na gestão integral das organizações. Essa articulação está recursivamente relacionada ao desenvolvimento pessoal e profissional. Dos discursos que permeiam os interesses corporativos emerge o tema da educação permanente e continuada como um novo paradigma para o desenvolvimento profissional e pessoal nas organizações. Para tanto, foi necessário realizar revisão bibliográfica sobre os conceitos de educação permanente e continuada e resgatar o conceito de educação corporativa e gestão integral nas organizações. O maior desafio do processo é a mudança cultural e a incorporação dos novos papéis organizacionais, bem como a mudança no comportamento dos gestores e líderes a partir da conscientização dos benefícios do modelo integral de gestão. Para grandes corporações, o sucesso dentro da sociedade do conhecimento passa pelo emprego de uma universidade corporativa e pela implementação da gestão estratégica de pessoas. No entanto, em sua operacionalização propõe-se discernimento entre as experiências de educação permanente e de educação continuada, que se complementam e proporcionam uma formação integral.