Perspectivas da Paisagem
aproximações à realidade de Araguaína
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v14i2.80904Palabras clave:
Paisagem, Prática Sociais, AraguaínaResumen
Este trabalho apresenta o estudo da paisagem a partir de três perspectivas diferentes com base em correntes filosóficas: positivismo, fenomenologia e marxismo. Com o intuito de analisar esta categoria geográfica em diferentes pontos da cidade de Araguaína, foca em seus processos de formação, valores subjetivos e funcionalidade. A pesquisa foi desenvolvida ao longo da disciplina Teoria e Método em Geografia do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins, obedecendo a procedimentos como leituras teóricas, registros a campo. Foram realizadas pesquisas a campo a partir das observações, descrições e compreensões dos pontos abordados, pautados nos pressupostos teórico/metodológico. Finalmente foi feita a discussão dos dados levantados e a produção da versão final do texto. À luz dos métodos mencionados, faz o esforço de aproximação teoria nas distintas perspectivas, de forma a relacionar a paisagem às práticas da sociedade local em suas interações com o meio ambiente tanto de forma objetiva como subjetiva, em suas divergências e sintonia.
Descargas
Citas
CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Conceitos e temas. Rio de Janeiro: BCD União Editoras, 1995.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e modernidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: EdUSP, 2006.
SILVA, Elias da. Abordando Araguaína (TO) sob a tríade: cidade, território e rede no Brasil. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais do VII CBG. Vitória/ES, 10 a 14 de agosto de 2014.
SILVEIRA, M. C.B. Herdeiros de Sísifo: trabalho e trabalhadores no norte do antigo Goiás (1960- 1975). Porto Alegres, 2009.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
TUAN, Yi-fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL,1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Elias da Silva, Daiane de Souza Reis Coelho, Elaine da Silva Cordeiro, Rosângela Pereira da Silva, Guilherme Mendes Carneiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.