Perspectivas da Paisagem

aproximações à realidade de Araguaína

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v14i2.80904

Palabras clave:

Paisagem, Prática Sociais, Araguaína

Resumen

Este trabalho apresenta o estudo da paisagem a partir de três perspectivas diferentes com base em correntes filosóficas: positivismo, fenomenologia e marxismo. Com o intuito de analisar esta categoria geográfica em diferentes pontos da cidade de Araguaína, foca em seus processos de formação, valores subjetivos e funcionalidade. A pesquisa foi desenvolvida ao longo da disciplina Teoria e Método em Geografia do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins, obedecendo a procedimentos como leituras teóricas, registros a campo. Foram realizadas pesquisas a campo a partir das observações, descrições e compreensões dos pontos abordados, pautados nos pressupostos teórico/metodológico. Finalmente foi feita a discussão dos dados levantados e a produção da versão final do texto. À luz dos métodos mencionados, faz o esforço de aproximação teoria nas distintas perspectivas, de forma a relacionar a paisagem às práticas da sociedade local em suas interações com o meio ambiente tanto de forma objetiva como subjetiva, em suas divergências e sintonia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elias da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, Tocantins, Brasil, elias.silva@ufnt.edu.br

Doutor em Geografia. Docente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Território da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Citas

CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Conceitos e temas. Rio de Janeiro: BCD União Editoras, 1995.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e modernidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: EdUSP, 2006.

SILVA, Elias da. Abordando Araguaína (TO) sob a tríade: cidade, território e rede no Brasil. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais do VII CBG. Vitória/ES, 10 a 14 de agosto de 2014.

SILVEIRA, M. C.B. Herdeiros de Sísifo: trabalho e trabalhadores no norte do antigo Goiás (1960- 1975). Porto Alegres, 2009.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

TUAN, Yi-fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL,1983.

Publicado

2024-12-18

Cómo citar

DA SILVA, E.; COELHO, D. de S. R.; CORDEIRO, E. da S.; SILVA, R. P. da; CARNEIRO, G. M. Perspectivas da Paisagem: aproximações à realidade de Araguaína. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 14, n. 2, p. e14207, 2024. DOI: 10.5216/teri.v14i2.80904. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/80904. Acesso em: 21 dic. 2024.