O pós-moderno e o caráter estético das performances nos “tribalismos” cotidianos
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v11i1.71142Palabras clave:
Performance, Pós-moderno, Imaginário estético, TribalismosResumen
Este artigo procura, a partir de uma visão mais ensaística do que rígida, investigar o termo “performance” como análogo ao “tribalismo” pós-moderno de caráter estético. Um pós-moderno que trans-forma (o além da forma) do então positivismo calcado, nos três últimos séculos, em um Projeto da Modernidade. Hoje, ao contrário, já assimilamos, confortavelmente, teorias oriundas de investigações do nosso inconsciente, lá atrás, e do imaginário nos anos 1960. Outro tema de viés pós-moderno são os aspectos formativos de uma vontade, principalmente com o Foucault. Ou, ainda, para corroborar com nossa tese, debruçamo-nos, também, nos hibridismos culturais, em Canclini, entre outros autores mencionados neste trabalho. Consideramos, a título de conclusão, que o performático se dá – em um mundo descontínuo – na paradoxal aglutinação dos indivíduos em torno dos “tribalismos” pós-modernos antes de caráter estético do que ideológico.
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