Educação Para Inteireza: Quem É O Eu Que Ensina?
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v7i1.46526Palabras clave:
Ser professor. Memória. Docente. Educação para Inteireza.Resumen
Resumo: O propósito desse artigo é de analisar características consideradas fundantes na formação de um professor que faz a diferença para seus alunos; Para tanto, foi necessário, entender como esses alunos, percebem sua constituição enquanto “Ser Professor” no que se refere ao entrelaçamento do intelecto, emoção e espírito no ofício de ensinar. Essa pesquisa se caracterizou por uma abordagem qualitativa-compreensiva-interpretativa de cunho transdisciplinar (NICOLESCU, 2001). Os sujeitos foram alunas do último ano do Curso de Pedagogia da PUCRS, cursantes no 1/2015. Como instrumento foram utilizados depoimento escrito na proposta de um memorial no qual o aluno descreveu seus entendimentos, enquanto formando, em relação a sua constituição enquanto Ser Professor propiciada pelo Curso de Pedagogia da PUCRS, salientando os entrelaçamentos construídos nos aspectos intelectual, social, emocional e espiritual no ofício de ensinar. Um SER sensível, amoroso, preocupado com seus alunos, com o exercício de sua profissão e orientado por uma elevada consciência espiritual, demonstrada, ao lado de entrelaçamentos autoformativos entre educador e educandos que, em suas tessituras, vão delineando e esclarecendo as justificativas do por que esses professores foram marcantes, decisivos e distinguidos por fazerem a diferença e estarem tão presentes na vida de seus alunos.