Educação Para Inteireza: Quem É O Eu Que Ensina?

Authors

  • Izabel Cristina Feijor de Andrade Profa. do Centro Universitário Municipal de São José (USJ); Coordenadora geral do ICEP - Instituto de Consultoria Educacional e Pós Graduação.
  • Leda Lisia Franciosi Portal PUCRS
  • Marina Patricio de Arruda UNIPLAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v7i1.46526

Keywords:

Ser professor. Memória. Docente. Educação para Inteireza.

Abstract

Resumo: O propósito desse artigo é de analisar características consideradas fundantes na formação de um professor que faz a diferença para seus alunos; Para tanto, foi necessário, entender como esses alunos, percebem sua constituição enquanto “Ser Professor” no que se refere ao entrelaçamento do intelecto, emoção e espírito no ofício de ensinar.  Essa pesquisa se caracterizou por uma abordagem qualitativa-compreensiva-interpretativa de cunho transdisciplinar (NICOLESCU, 2001).  Os sujeitos foram alunas do último ano do Curso de Pedagogia da PUCRS, cursantes no 1/2015. Como instrumento foram utilizados depoimento escrito na proposta de um memorial no qual o aluno descreveu seus entendimentos, enquanto formando, em relação a sua constituição enquanto Ser Professor propiciada pelo Curso de Pedagogia da PUCRS, salientando os entrelaçamentos construídos nos aspectos intelectual, social, emocional e espiritual no ofício de ensinar. Um SER sensível, amoroso, preocupado com seus alunos, com o exercício de sua profissão e orientado por uma elevada consciência espiritual, demonstrada, ao lado de entrelaçamentos autoformativos entre educador e educandos que, em suas tessituras, vão delineando e esclarecendo as justificativas do por que esses professores foram marcantes, decisivos e distinguidos por fazerem a diferença e estarem tão presentes na vida de seus alunos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Izabel Cristina Feijor de Andrade, Profa. do Centro Universitário Municipal de São José (USJ); Coordenadora geral do ICEP - Instituto de Consultoria Educacional e Pós Graduação.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Faculdade de Educação pela Pontifícia Universitária Católica do Rio Grande do Sul (2011). Psicóloga Transpessoal e Parapsicóloga. Atualmente é direção - sócia - COLÉGIO ALTERNATIVO TALISMÃ, professora do Centro Universitário Municipal de São José. Cursando Pós Doutorado na PUCRS. Vice-Reitora Acadêmica do Centro Universitário Municipal de São José. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, criança, educação transdisciplinar, inclusão e educação infantil.

Leda Lisia Franciosi Portal, PUCRS

Dra Em educação

Marina Patricio de Arruda, UNIPLAC

Dra em Serviço Social

Published

2017-12-11

How to Cite

FEIJOR DE ANDRADE, I. C.; PORTAL, L. L. F.; DE ARRUDA, M. P. Educação Para Inteireza: Quem É O Eu Que Ensina?. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 51–60, 2017. DOI: 10.5216/teri.v7i1.46526. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/46526. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos