UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERSONALIZADA, LIBERTADORA E TRANSDISCIPLINAR. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36345

Autores/as

  • Juan Miguel BATALLOSO NAVAS Miembro del Consejo Académico y profesor de Universitas Nueva Civilización de Santiago de Chile (http://www.uvirtual.net/spuv/ ) CAMAS (Sevilla) –España-.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36345

Palabras clave:

Educação personalizada, Educação libertadora, Educação transdisciplinar, Complexidade e educação

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência de educação personalizada, libertadora e transdisciplinar, desenvolvida com meios insuficientes, e apesar de ter sido abortada e proibida pelas autoridades educativas, paradoxalmente, desencadeou uma espiral ecológica de mudanças individuais, sociais e políticas nas pessoas e nos seus contextos, com um impacto considerável sobre todas as forças sociais, que contribuíram para o advento da democracia na Espanha. O artigo é um brevíssimo resumo da tese de doutorado do autor, intitulada “La SAFA de Riotinto (1970-1973). Educación personalizada y liberadora en la cuenca minera onubense. Bases para un nuevo paradigma educativo”, apresentado em 2005, na Universidade de Sevilha.

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Biografía del autor/a

Juan Miguel BATALLOSO NAVAS, Miembro del Consejo Académico y profesor de Universitas Nueva Civilización de Santiago de Chile (http://www.uvirtual.net/spuv/ ) CAMAS (Sevilla) –España-.

Maestro de Enseñanza Primaria. Orientador Escolar . Doctor en Ciencias de la Educación. Miembro del Grupo de Pesquisa ECOTRANSD de la Universidad Católica de Brasilia (https://ecotransd.wordpress.com/ ). Miembro del Consejo Académico y profesor de Universitas Nueva Civilización de Santiago de Chile (http://www.uvirtual.net/spuv/ ) CAMAS (Sevilla) –España-.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

BATALLOSO NAVAS, J. M. UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERSONALIZADA, LIBERTADORA E TRANSDISCIPLINAR. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36345. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 20–40, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36345. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/36345. Acesso em: 16 ago. 2024.