AUTOFORMAÇÃO DE EDUCADORES NUMA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A INTEIREZA: UM INTERESSE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ.

Autores/as

  • Izabel Cristina Feijó de ANDRADE Profa. Dra. do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Coordenadora geral do ICEP - Instituto de Consultoria Educacional e Pós Graduação.
  • Leda Lísia Franciosi PORTAL Profa. Dra. da Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v2i2.25284

Palabras clave:

transdisciplinaridade, autoformação, inteireza do ser

Resumen

O estudo sobre a Formação Continuada sugere uma reflexão sobre qual o interesse do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) no investimento em Formação Continuada, que contemple e enriqueça a autoformação de seus educadores para o desenvolvimento de uma Educação para a Inteireza.  Essa pesquisa está vinculada ao grupo de Pesquisa EduSer/PUCRS.  Das análises emergiram as seguintes categorias: a) Das intenções de Formação Continuada às evidências racionalistas: o desafio de fazer-se educador no caminho vivido; b) Necessidade marcada pelo travessão existencial autoformativo. Enfatizaram os gestores entrevistados, serem oferecidas oportunidades de ações de caráter formal, centradas em capacitações externas e sem consulta prévia ou avaliação posterior dos educadores, chegando alguns depoimentos a alertar sobre a oferta de capacitações com temas que nada acrescentam ao exercício da docência, tornando-se desinteressantes e até desnecessárias.

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Biografía del autor/a

Izabel Cristina Feijó de ANDRADE, Profa. Dra. do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Coordenadora geral do ICEP - Instituto de Consultoria Educacional e Pós Graduação.

Profa. Dra. do Centro Universitário Municipal de São José (USJ); Cursando Pós-Doutorado (PUCRS). Mestrado em Educação (UFSC). Graduação em Pedagogia (UFSC).  Coordenadora geral do ICEP - Instituto de Consultoria Educacional e Pós Graduação.

Leda Lísia Franciosi PORTAL, Profa. Dra. da Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Profa. Dra. da Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorado e Mestrado em Educação (PUCRS). Pesquisadora do Departamento de Pós-Graduação em Educação (PUCRS).

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Publicado

2012-12-30

Cómo citar

ANDRADE, I. C. F. de; PORTAL, L. L. F. AUTOFORMAÇÃO DE EDUCADORES NUMA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A INTEIREZA: UM INTERESSE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 123–147, 2012. DOI: 10.5216/teri.v2i2.25284. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/25284. Acesso em: 15 nov. 2024.