JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITA AS DIVERSIDADES HUMANAS

Autores/as

  • Marcelo MARQUES UFG/ faculdade de Medicina- FM - Pronto Sorriso

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v2i2.23289

Palabras clave:

Jogos Cooperativos, Metodologias de Ensino, Diversidade Humana, Educação Transdisciplinar

Resumen

Intolerância, xenofobias, homofobias, racismo... Tudo fruto da dificuldade humana de respeitar e aceitar as diferenças. Os Jogos cooperativos apontam um caminho por meio da educação física escolar para a redução da violência e aumento das potencialidades humanas tais como, respeito ao próximo e desenvolvimento da autonomia. Os relatos de violência gratuita levam a crer que a sociedade está perdendo a referência de educação e respeito ao próximo. Está na hora de rever os paradigmas da educação. Os Jogos Cooperativos reforçam valores como respeito ao próximo, trabalho em equipe e co-existência. Razão para indicá-los como metodologia na Educação Física.

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Biografía del autor/a

Marcelo MARQUES, UFG/ faculdade de Medicina- FM - Pronto Sorriso

Licenciado em Educação Física,  ESEFFEGO – UEG, Goiás, Brasil. Prof. de palhaço no Núcleo Livre Pronto Sorriso, Faculdade de Medicina, UFG. Prof. convidado da disciplina Humor no Cuidar da Pós-graduação de Educação em Saúde e Ciencias da Saúde da Faculdade de Medicina , UFG.  Especialista em técnicas de circo.

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Publicado

2012-12-30

Cómo citar

MARQUES, M. JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITA AS DIVERSIDADES HUMANAS. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 51–62, 2012. DOI: 10.5216/teri.v2i2.23289. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/23289. Acesso em: 15 nov. 2024.