Is the indigenous school differentiated? Analysis of Análise da Escola Estadual Indígena Guarani Gwyra Pepo
Análise da Escola Estadual Indígena Guarani Gwyra Pepo
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v11i1.67324Keywords:
Guarani, Indigenous school, MulticulturalismAbstract
A Escola Estadual Indígena Guarani Gwyra Pepo foi criada em 2003, em São Paulo. Em seu planejamento inicial havia a ideia de promover o desenvolvimento de projetos em diversas áreas, tendo a vida do índio como ponto central. Entretanto, devido à questões de formalização da escola com o Estado e à influência dos juruá, a escola foi adequada a um padrão estatal. Assim, este trabalho objetiva explorar a realidade escolar, verificando a possível existência de conceitos de multiculturalismo e se a educação indígena diferenciada é intercultural. O estudo deriva de uma pesquisa de campo de caráter etnográfico, com entrevistas semiestruturadas executadas entre 2017 e 2018. Verificou-se que na escola há uma combinação dos conceitos de multiculturalismo. A estrutura determinada pelo Estado são limitantes e, com isso, há resistência pelos Guarani para refletir sobre a realidade indígena dentro do ambiente escolar.
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Copyright (c) 2021 Amanda Aliende da Matta
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