A escola indígena é diferenciada?
Análise da Escola Estadual Indígena Guarani Gwyra Pepo
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v11i1.67324Palavras-chave:
Guarani, Escola indígena, MulticulturalismoResumo
A Escola Estadual Indígena Guarani Gwyra Pepo foi criada em 2003, em São Paulo. Em seu planejamento inicial havia a ideia de promover o desenvolvimento de projetos em diversas áreas, tendo a vida do índio como ponto central. Entretanto, devido à questões de formalização da escola com o Estado e à influência dos juruá, a escola foi adequada a um padrão estatal. Assim, este trabalho objetiva explorar a realidade escolar, verificando a possível existência de conceitos de multiculturalismo e se a educação indígena diferenciada é intercultural. O estudo deriva de uma pesquisa de campo de caráter etnográfico, com entrevistas semiestruturadas executadas entre 2017 e 2018. Verificou-se que na escola há uma combinação dos conceitos de multiculturalismo. A estrutura determinada pelo Estado são limitantes e, com isso, há resistência pelos Guarani para refletir sobre a realidade indígena dentro do ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Aliende da Matta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.