O MÉTODO DA TOTALIDADE E OS PARADIGMAS ACADÊMICOS DA COMUNICAÇÃO E DO JORNALISMO
MEDIAÇÕES E POLARIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v10i1.65199Palavras-chave:
Comunicação, Jornalismo, Morin, Mediações, PolaridadesResumo
Este texto apresenta uma breve reflexão sobre as possíveis articulações entre o Método da Totalidade, de Edgar Morin, e a Pesquisa em Comunicação e Jornalismo. Trata-se de aproximações entre o meio acadêmico como abertura de espírito (retomando seu papel universal de conhecimento), especialmente no campo da Comunicação, e suas tentativas de afirmar-se por meio de paradigmas, conforme Thomas Kuhn. Conclui-se que o encadeamento plural de ideias é uma forma de expressar o quadro caótico como dispersão empírica. Busca-se um pensamento especulativo capaz de articular polaridades. Junto, concluindo-se, com proposições de caminhos possíveis à dialética comunicativa pelo viés do Paradigma da Complexidade.
Downloads
Referências
COELHO, T. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. São Paulo: Iluminuras - Itaú Cultural, 2008.
COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural. Cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras. 1997.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Célia Santos Raposo. 20 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1996.
LOPES, M. I. V. de. Jesús Martín-Barbero e os mapas essenciais para compreender a comunicação. Intexto, Porto Alegre, nº 43, p. 14-23, set/dez, 2018.
MARTÍN-BARBERO, J. Comunicação e mediações culturais. [Entrevista concedida a Claudia Barcelos]. Tradução por Silvia Rojo Santamaria. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - Intercom, v. 23, n. 1, p. 151-163, jan/jun, 2000.
__________. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
__________. Dos meios às mediações: 3 introduções. Matrizes, São Paulo, v. 12, nº 1, p. 9-31, jan/abr, 2018.
MORIN, E. Cultura de massas no século XX: neurose - I. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1997.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos. Ou como se filosofa com o martelo. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
NIETZSCHE, F. Vontade de potência. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011.
SCHECHNER, R. Performance Studies: an introduction. Nova Iorque: Routledge, 2002.
TEMER, A. C. As bases sociológicas nos estudos das teorias da comunicação. Revista Comunicação - Veredas. Marília, São Paulo, ano IV, nº 04, p. 271-295, novembro, 2005.
THOMPSON, J. A mídia e a modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.