Educação Para Inteireza: Quem É O Eu Que Ensina?

Autores

  • Izabel Cristina Feijor de Andrade Profa. do Centro Universitário Municipal de São José (USJ); Coordenadora geral do ICEP - Instituto de Consultoria Educacional e Pós Graduação.
  • Leda Lisia Franciosi Portal PUCRS
  • Marina Patricio de Arruda UNIPLAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v7i1.46526

Palavras-chave:

Ser professor. Memória. Docente. Educação para Inteireza.

Resumo

Resumo: O propósito desse artigo é de analisar características consideradas fundantes na formação de um professor que faz a diferença para seus alunos; Para tanto, foi necessário, entender como esses alunos, percebem sua constituição enquanto “Ser Professor” no que se refere ao entrelaçamento do intelecto, emoção e espírito no ofício de ensinar.  Essa pesquisa se caracterizou por uma abordagem qualitativa-compreensiva-interpretativa de cunho transdisciplinar (NICOLESCU, 2001).  Os sujeitos foram alunas do último ano do Curso de Pedagogia da PUCRS, cursantes no 1/2015. Como instrumento foram utilizados depoimento escrito na proposta de um memorial no qual o aluno descreveu seus entendimentos, enquanto formando, em relação a sua constituição enquanto Ser Professor propiciada pelo Curso de Pedagogia da PUCRS, salientando os entrelaçamentos construídos nos aspectos intelectual, social, emocional e espiritual no ofício de ensinar. Um SER sensível, amoroso, preocupado com seus alunos, com o exercício de sua profissão e orientado por uma elevada consciência espiritual, demonstrada, ao lado de entrelaçamentos autoformativos entre educador e educandos que, em suas tessituras, vão delineando e esclarecendo as justificativas do por que esses professores foram marcantes, decisivos e distinguidos por fazerem a diferença e estarem tão presentes na vida de seus alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Feijor de Andrade, Profa. do Centro Universitário Municipal de São José (USJ); Coordenadora geral do ICEP - Instituto de Consultoria Educacional e Pós Graduação.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Faculdade de Educação pela Pontifícia Universitária Católica do Rio Grande do Sul (2011). Psicóloga Transpessoal e Parapsicóloga. Atualmente é direção - sócia - COLÉGIO ALTERNATIVO TALISMÃ, professora do Centro Universitário Municipal de São José. Cursando Pós Doutorado na PUCRS. Vice-Reitora Acadêmica do Centro Universitário Municipal de São José. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, criança, educação transdisciplinar, inclusão e educação infantil.

Leda Lisia Franciosi Portal, PUCRS

Dra Em educação

Marina Patricio de Arruda, UNIPLAC

Dra em Serviço Social

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

FEIJOR DE ANDRADE, I. C.; PORTAL, L. L. F.; DE ARRUDA, M. P. Educação Para Inteireza: Quem É O Eu Que Ensina?. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 51–60, 2017. DOI: 10.5216/teri.v7i1.46526. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/46526. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS