CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL E ATENÇÃO PLENA DOCENTE. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36358

Autores

  • Maria Julia B. de HOLANDA Grupo de Pesquisa ECOTRANSD - Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação - UCB/DF. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4298961141386037. E-mail: julia.de.holanda@gmail.com
  • Maria Cândida MORAES Professora de pós-graduação em Educação na UCB/DF e do Programa Master em Educação da Universidade de Barcelona. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438109402800417.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36358

Palavras-chave:

Consciência humana, Dimensão espiritual, Consciência plena, Aprendizagem consciente

Resumo

Este artigo nos traz uma breve discussão sobre uma nova manifestação espiritual que nos conduz ao mundo da experiência consciente. Um dos objetivos é discutir qual a natureza da consciência humana, suas propriedades e níveis. Hoje, a religião encontra-se em crise e axiologicamente desestruturada, tendo por alicerce apenas a necessidade e o interesse humano. Outro objetivo é revelar que a dimensão espiritual se encontra na total gratuidade e absoluto desinteresse. É esta nova dimensão espiritual que nos motiva para um sentir, entender e amar puros e nos revela que o conhecimento silencioso opera na compreensão e no reconhecimento da própria natureza humana, na ruptura de barreiras e no desenvolvimento pleno no aqui e no agora. Insurge em uma consciência espiritual que encontra ressonância na prática da atenção plena docente capaz de despertar o discente para uma aprendizagem consciente, autônoma, apta a ampliar a plenitude da própria experiência cotidiana, sem abrir mão da cientificidade, da cognição e do metabolismo e funcionamento cerebral, possibilitando a ambos, docente e discente, sua religação com o sagrado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Julia B. de HOLANDA, Grupo de Pesquisa ECOTRANSD - Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação - UCB/DF. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4298961141386037. E-mail: julia.de.holanda@gmail.com

Mestre em Educação, membro do Grupo de Pesquisa ECOTRANSD - Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação - UCB/DF.  CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4298961141386037. E-mail: julia.de.holanda@gmail.com.

Maria Cândida MORAES, Professora de pós-graduação em Educação na UCB/DF e do Programa Master em Educação da Universidade de Barcelona. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438109402800417.

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP, Professora de pós-graduação em Educação na UCB/DF e do Programa Master em Educação da Universidade de Barcelona. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438109402800417.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

HOLANDA, M. J. B. de; MORAES, M. C. CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL E ATENÇÃO PLENA DOCENTE. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36358. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 237–262, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36358. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/36358. Acesso em: 22 dez. 2024.