UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERSONALIZADA, LIBERTADORA E TRANSDISCIPLINAR. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36345
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36345Palavras-chave:
Educação personalizada, Educação libertadora, Educação transdisciplinar, Complexidade e educaçãoResumo
Este artigo apresenta uma experiência de educação personalizada, libertadora e transdisciplinar, desenvolvida com meios insuficientes, e apesar de ter sido abortada e proibida pelas autoridades educativas, paradoxalmente, desencadeou uma espiral ecológica de mudanças individuais, sociais e políticas nas pessoas e nos seus contextos, com um impacto considerável sobre todas as forças sociais, que contribuíram para o advento da democracia na Espanha. O artigo é um brevíssimo resumo da tese de doutorado do autor, intitulada “La SAFA de Riotinto (1970-1973). Educación personalizada y liberadora en la cuenca minera onubense. Bases para un nuevo paradigma educativo”, apresentado em 2005, na Universidade de Sevilha.